Graduação / Ciências Econômicas
Notícias
Ciências Econômicas
08/03/2017 - 12:36
O empreendedorismo da Escola de Sagres
Com a participação dos palestrantes Francisco Neto e Tony Correia, a Aula Magna da Escola de Gestão e Negócios inovou com uma palestra interativa, que trouxe aos estudantes da UCB uma nova maneira de enxergar o empreendedorismo
  • O empreendedorismo da Escola de Sagres
  • O empreendedorismo da Escola de Sagres
  • O empreendedorismo da Escola de Sagres
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Conhecer o passado para continuar a construir o futuro. Foi com essa proposta que a Escola de Gestão e Negócios da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou a sua Aula Magna com o tema “Navegar e empreender é preciso – os segredos da escola de Sagres”. O evento aconteceu no dia 7 de março e contou com a participação dos palestrantes Tony Correia e Francisco Neto.

Em meio a risos e auditório cheio, a palestra de abertura do 1º semestre de 2017 da Escola tratou sobre a importância do empreendedorismo na vida pessoal e profissional. Com uma proposta diferente, os palestrantes abordaram o tema utilizando o exemplo da Escola de Sagres e como, já naquela época, se fazia o empreendedorismo que conhecemos hoje. “Os grandes navegadores possuíam pontos importantes que devem ser destacados, como por exemplo, a união em busca de um sonho, o trabalho em equipe, a criatividade e o estímulo à liderança. Juntos venceram as dificuldades e, como empreendedores, descobriram novos mundos”, explica Francisco.

No mundo existem aquelas pessoas que nascem empreendedores e com o passar do tempo aprimoram suas habilidades e também existem indivíduos que se interessam pelo tema, mas não possuem a veia necessária para conseguir desenvolver tais aptidões. Francisco explica que “talvez muitos aqui não sabem o que é empreendedorismo ou já tenham ouvido falar e se interessaram em entender do que se trata. Bom, talvez você não tenha a centelha tão acentuada do empreendedor, mas se gosta do empreendedorismo você será um empreendedor, basta acreditar e correr atrás”.

Nascido em Portugal e formado em Engenharia na Universidade de Coimbra, Tony Correia veio para o Brasil para visitar familiares e conhecer o Rio de Janeiro, nesse meio tempo descobriu uma nova profissão: a de ator, na qual desenvolveu novas habilidades e se descobriu um empreendedor nato. “Quando eu conto minha história todos dizem, o homem certo, no lugar certo e na hora certa. Mas, é bom lembrar que eu estava a 8 mil km do Brasil. Precisei sair do meu país, da minha cidade, para me descobrir ator em outra terra. Isso quer dizer que não podemos parar no tempo, alguma coisa nós temos que fazer para se descobrir, e o empreendedor sabe disso”, afirma Tony.

Para Tony, deixar sua família, cruzar o mar e aprender uma nova cultura foi um grande desafio. “A hora certa chega para todos, no meu caso eu tive que atravessar o oceano. Muitos pensam que atravessar o oceano quer dizer transpassar barreiras e incertezas, mas temos de deixar a praia e nos lançar ao mar. Lá estão novas oportunidades, possibilidades, novos mercados e novos mundos”, revela.

Com o objetivo de levar aos seus estudantes uma abordagem diferente sobre um tema em alta e sempre discutido no ambiente acadêmico, o diretor da Escola de Gestão de Negócios da UCB, André Cavalcante, conta que: “Esta palestra apresenta e aborda o tema de uma maneira bem teatral, o que faz com que alinhemos dois pilares da Universidade, o empreendedorismo e as metodologias ativas. A figura de um ator, mesmo que não seja de renome, mas alguém que tem experiência em mídia, dá para o estudante a noção da importância do tema, que pode ser usado não somente em pequenas e grandes empresas, mas na vida, para o próprio desenvolvimento pessoal e profissional”.

A palestra teve por objetivo desenvolver a liderança, o espírito empreendedor, estimular o diálogo, o comprometimento e a solidariedade, por meio de exemplos de vida e da história dos grandes navegadores da Escola de Sagres, que mantiveram sempre um padrão de excelência em suas missões, com muita criatividade e inovação, características fundamentais para o empreendedor.




Carolina Matos

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital