Graduação / Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Notícias
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
09/03/2017 - 17:39
Palestra marca o Dia Internacional da Mulher na UCB
O GerMinas teve como objetivo chamar a atenção não somente para o papel da nova geração de mulheres, mas também para a forma como elas são retratadas nos núcleos sociais
  • Palestra marca o Dia Internacional da Mulher na UCB
  • Palestra marca o Dia Internacional da Mulher na UCB
Esquerda Fotos: Divulgação Direita
O Dia Internacional da Mulher (8) impactou a rotina da Universidade Católica de Brasília (UCB). Alunos do Curso de Comunicação Social da instituição, que fazem parte do Projeto “Sentir Existir Construir”, realizaram a ação #GerMinas. Além de palestras, o ato foi marcado pela distribuição de sementes, com a finalidade de plantar ideias e ações que provoquem reais mudanças na vida das mulheres.

O GerMinas teve como objetivo chamar a atenção não somente para o papel da nova geração de mulheres, mas também para a forma como elas são retratadas nos núcleos sociais.

Na manhã do dia 8, a pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Clarissa Motter, conversou com os estudantes sobre questões de gênero, feminismo, opressão, machismo e o ser mulher com todos os seus recortes. A pesquisadora fez um balanço positivo do diálogo com os alunos. “Vimos a discussão de um feminismo mais raiz, focado na questão do homem e da mulher. Também vimos a discussão de um feminismo mais interseccional que trouxe à tona outras formas de opressão como raça, etnia e classe social. Houve, ainda, o debate sobre o feminismo pós estruturalista, que é mais a discussão do gênero como construção social”, afirmou.

A estudante de Jornalismo do turno matutino, Amanda Oliveira, ao avaliar o evento, destacou a importância do tema no âmbito acadêmico. “Os estudos devem refletir sobre o que é ser mulher e o peso que isto carrega dentro da sociedade”, disse.

À noite, a palestrante foi a pesquisadora da UNB, Aida Feitosa, que falou sobre mídia, questão racial e gênero. Feitosa exibiu um documentário e discutiu sobre a representatividade da mulher negra no audiovisual. Para a aluna de turno noturno de jornalismo de Jornalismo, Raphaella Inácio, a palestra foi de grande relevância. "Abriu espaço para a discussão dos diversos papeis das mulheres e do preconceito, na maioria das vezes velado, que prejudica as mulheres negras", destacou.

As palestras foram mediadas pelas professoras dos cursos de Jornalismo e Publicidade, Isabel Clavelin e Ane Molina.

Sentir Existir Construir
O Projeto “Sentir Existir Construir”, coordenado pelas professoras Raquel Cantarelli e Ane Molina, irá realizar diversas ações no decorrer do semestre, com a finalidade de debater a relação entre gênero e comunicação. Para a próxima segunda feira (13), os alunos são convidados a participar de um grupo de estudos a partir das 16h, na sala k 258, do Bloco K. Informações com a professora Ane Molina, na coordenação do Curso de Comunicação.



Por Mariana Alves e Matheus Nascimento

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital