Notícias
16/03/2017 - 10:22
Curso de Pedagogia debate sobre inclusão na educação
Com a presença de profissionais com deficiência, o curso trouxe para discussão, entre professores e estudantes, os desafios da inclusão no processo educacional
  • Curso de Pedagogia debate sobre inclusão na educação
  • Curso de Pedagogia debate sobre inclusão na educação
  • Curso de Pedagogia debate sobre inclusão na educação
  • Curso de Pedagogia debate sobre inclusão na educação
  • Curso de Pedagogia debate sobre inclusão na educação
  • Curso de Pedagogia debate sobre inclusão na educação
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
O debate sobre inclusão é um tema que está sempre em pauta, pois é importante debater sobre as ações que estão sendo feitas em busca de melhorias para a vida das pessoas com deficiência. Com esse objetivo, a Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do curso de Pedagogia, realizou, no dia 15 de março, a Aula Magna com o tema “Desafios da Inclusão na Educação”.

Para falar sobre o assunto, o curso de Pedagogia trouxe profissionais da área que possuem deficiência para contar suas respectivas histórias e como conseguiram superar os desafios e obstáculos do dia a dia. Ernandes Alves Feitosa, advogado, administrador, membro da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade do TJDF, Assessor e Desembargador também no TJDF, trouxe um pouco de sua experiência para os estudantes. “Os processos educativos por muitas vezes impõem barreiras latitudinais, mas cabe a cada um transpor as barreiras. A evolução da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, na sociedade e até mesmo no ambiente familiar depende apenas do querer pessoal”, explica Ernandes. “Sempre busquei estudar e contei com o auxílio de computadores, familiares e amigos que me ajudaram muito, mas o principal de tudo foi a minha força de vontade, a minha dedicação e desejo de vencer na vida que me levaram a chegar onde estou hoje e eu ainda tenho muito o que aprender e conquistar”, salienta.

Para a professora de Libras da UCB, Marcia Rodrigues, ensinar Libras sendo surda é um ganho e um diferencial enorme para os estudantes, que contam com a vivência de uma pessoa com deficiência que ensina o quão importante é a inclusão. “Eu sempre tive muita dificuldade ao longo da vida, principalmente nas escolas que não tinham intérprete de libras, pois só em 2005 criaram a lei que obriga a ter libras e o intérprete nas escolas. Hoje ainda encontramos essa dificuldade, mas já melhorou bastante”, revela. E ela complementa, “atualmente estou tentando fazer o mestrado na Instituição para poder me desenvolver mais. Dentro de sala de aula eu tento mostrar para os estudantes o quanto a vida de um surdo é complicada para que assim eles entendam claramente como é a comunicação com surdos e a importância de aprender libras”.

O curso de Pedagogia da Universidade Católica de Brasília é conhecido pelo engajamento em causas importantes que movem a sociedade. A coordenadora do curso, prof.ª Carla Cristie, explica o porquê de trazer para o ambiente acadêmico um tema tão importante. “Sabemos que muitas vezes o professor tem a boa vontade de ajudar dentro de sala de aula as pessoas com deficiência, mas não tem a formação adequada, então trouxemos esse tema norteador para possibilitar aos estudantes uma imersão para compreender efetivamente o que é a inclusão e como deve acontecer”, afirma a coordenadora.

Elvio Marcos Boato, responsável pelo projeto Espaço Com-Vivências e professor do curso de Educação Física da UCB, trabalha com estudantes da rede pública de ensino da educação especial do DF e promove a inclusão social de crianças com diferentes tipos de doenças com o auxílio de atividades recreativas e educativas que melhoram a qualidade de vida cognitiva dos participantes do projeto. “O importante é desmistificar a questão da inclusão social de pessoas com deficiência, que não é um monstro de sete cabeças como as pessoas pensam, e mostrar a simplicidade do processo no sentido de que basta apenas acabar com as barreiras latitudinais”, ressalta Elvio. “Na verdade, a inclusão existe desde sempre, todos passamos por inclusão e ser professor é incluir todos em um processo social que abriga as diferenças”, salienta o professor.




Carolina Matos

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Moringa Digital