Tecnológicos / Gastronomia
Notícias
Gastronomia
07/04/2017 - 13:02
Professora da UCB prepara receita saudável de ovo de Páscoa
Com o objetivo de colaborar com as pessoas que querem consumir chocolate sem exageros durante o período, a professora dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade Católica, Fernanda Avena, sugere ovo de Páscoa funcional no pote
  • Professora da UCB prepara receita saudável de ovo de Páscoa
  • Professora da UCB prepara receita saudável de ovo de Páscoa
  • Professora da UCB prepara receita saudável de ovo de Páscoa
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
A Páscoa é uma tentação para os apaixonados por chocolate, mas infelizmente nem todos podem consumir os ingredientes utilizados nas opções tradicionais, seja por alguma restrição alimentar ou por seguir uma dieta que restringe o consumo do produto. Seguindo a onda das comidas no pote, a professora dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade Católica de Brasília, Fernanda Avena, preparou uma versão de ovo de Páscoa funcional no pote.

A especialista explica que a preparação foi feita com duas farinhas que não contêm glúten – a farinha de amêndoas, que confere um sabor especial e uma textura leve ao bolo utilizado como uma das camadas, e a farinha de coco que tem baixo índice glicêmico e confere um alto teor de fibras. O açúcar utilizado foi o de coco, que também tem baixo índice glicêmico. Para o recheio foi utilizada uma receita de geleia que não leva açúcar e aproveita o doce do próprio damasco e o suco de laranja.

Para a criação da receita, a professora contou com a ajuda dos estudantes do projeto de extensão do curso de Nutrição, o PAS (Projeto Alimentação Saudável), que tem como objetivo fornecer educação nutricional à comunidade interna e externa ao Câmpus. “É importante o incentivo e a participação dos futuros profissionais, pois ajuda a aumentar competências e habilidades esperadas no mercado de trabalho. O uso de alimentos funcionais no dia a dia pode colaborar na prevenção de doenças e melhorar a qualidade de vida, mas para que o organismo se beneficie de todos os nutrientes é preciso que o consumo seja constante”, explica Fernanda.

Confira a receita!

Ingredientes do bolo
1/2 xícara de farinha de amêndoas
1/2 xícara de farinha de coco
3 ovos
6 colheres de sopa de óleo de coco
200 ml de leite de coco
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de café de fermento químico em pó

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 220 graus. Misture os ingredientes secos em um recipiente grande e reserve. Misture os ingredientes molhados em outro recipiente e a eles junte os ingredientes secos previamente misturados. Bata até a massa ficar homogênea e cremosa. Unte uma forma (uma de 15x15cm) com o óleo de sua preferência e cacau. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos, dependendo do seu forno. Ele vai estar pronto quando você furar o meio e a faca sair seca.

Ingredientes do recheio
150 g de chocolate 70%
200 ml de leite de coco
1/2 xícara de chá de geleia de damasco sem açúcar (cozinhar damasco seco na água e suco de laranja até ficar bem molinho)
1 colher de sopa de açúcar de coco (opcional)

Modo de preparo

Derreta o chocolate em banho-maria. Junte o leite de coco, a geleia de damasco e o açúcar de coco. Misture bem. Deixe na geladeira para firmar por 2 horas.

Montagem

Para a montagem é necessário fazer camadas: em um recipiente esterilizado de vidro, coloque embaixo raspas de chocolate ou gotas de chocolate 70%. Depois coloque o recheio de chocolate com a geleia de damasco, nozes picadas grosseiramente, bolo, recheio e preencha até a finalização com nozes e damascos inteiros.



Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital