Notícias
19/04/2017 - 10:12
No Japão, UCB participa de debate sobre Cooperação Judiciária Internacional
O evento promovido pela Procuradoria-Geral da República, na Embaixada do Japão, teve o procurador-geral da República, Dr. Rodrigo Janot, como palestrante. Janot ressaltou o fortalecimento das instituições brasileiras por meio da Cooperação Judiciária Internacional
  • No Japão, UCB participa de debate sobre Cooperação Judiciária Internacional
  • No Japão, UCB participa de debate sobre Cooperação Judiciária Internacional
Esquerda fotos: arquivo pessoal Direita
A Universidade Católica de Brasília (UCB) esteve presente em um dos maiores eventos sobre Cooperação Judiciária Internacional, realizada no Japão pela Embaixada Brasileira. O evento ocorreu em Tóquio, no dia 6 de abril, com a presença do procurador-geral da República, Dr. Rodrigo Janot, que proferiu a palestra sobre fortalecimento das instituições brasileiras por meio da cooperação judiciária internacional.

No evento, esteve presente também o analista de Educação a Distância do Polo Japão da UCB, Miguel Y. Kamiunten, e o Dr. Vladimir Aras, ex-professor da UCB, Procurador Regional e Secretário de Cooperação Internacional.

Janot falou sobre a Operação Lava-Jato, julgamento da chapa Dilma-Temer, extradição e perda de nacionalidade. Para Miguel Y. Kamiunten, os temas apresentados por Janot, de forma muito objetiva, mostram que as instituições no Brasil funcionam, que a reforma política é mais do que necessária e que certamente refletem no dia a dia de todo brasileiro, mesmo os que se encontram expatriados. “Residem no exterior cerca de 2,5 milhões de brasileiros, sendo que no Japão, depois dos Estados Unidos e Paraguai, encontra-se a terceira maior comunidade fora do Brasil. O fato deles não estarem no Brasil, não significa que tenham perdido sua cidadania e que não são impactados sobre o que ocorre em sua terra natal”, afirmou o coordenador do Polo Japão da Católica Virtual desde 2005, porta-voz do Conselho de Cidadãos (brasileiros) de Tóquio e secretário do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior.

Outro tema importante para Miguel foi o deferimento da extradição de uma pessoa nascida no Brasil, a jurisprudência e como poderá ser tratado o princípio de reciprocidade a partir de agora.  "O assunto levantou debates porque no final de março a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu o pedido de extradição requerido pelo governo dos Estados Unidos", afirmou.

Miguel esclarece que muitos estudantes dos polos de Educação a Distância da Católica Virtual, no Japão e em Boston - EUA, estão fora do Brasil há mais de 10 anos e poucos sabem sobre as consequências da cassação Dilma-Temer e os desdobramentos da Operação Lava-Jato.

Fátima Layane

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Quem faz? Moringa Digital