Notícias
20/04/2017 - 11:11
Egresso da Católica é aceito em doutorado na Massachusetts Amherst
Marco Bittencourt foi aceito em três universidades no exterior e pôde optar pela qualificação em Linguística Hispânica. O egresso do curso de Letras-Inglês vai ampliar seus conhecimentos no ensino superior
Egresso da Católica é aceito em doutorado na Massachusetts Amherst
Aos 38 anos, Marco Túlio Orelli Bittencourt revive um sonho de estudante: estar em meio a pesquisadores notáveis, o que permite que o conhecimento possa fluir direta e acessivelmente. O egresso do curso de Letras-Inglês da Universidade Católica de Brasília (UCB) carrega no currículo a satisfação de ter sido aceito em três universidades nos Estados Unidos (EUA) para um programa de doutorado: Universidade de Massachusetts Amherst, Universidade da Georgia e Universidade do Texas Arlington. Em meio a opções de excelência para aprimorar os seus conhecimentos em Linguística Hispânica, Marco iniciou os estudos na prestigiada UMass Amherst.

Para o egresso da Católica, a oportunidade de fazer disciplinas no departamento de linguística de Amherst foi uma oportunidade valiosa, já que esse departamento possui altas avaliações em rankings mundiais em áreas, como reputações acadêmicas e de empregabilidade e pesquisas de impacto. “Analisei a qualidade do quadro docente do departamento de espanhol e de português, além da oportunidade de realizar pesquisas em sintaxe e aquisição do português em Massachussets, que possui a maior concentração demográfica de falantes de português nos EUA”.

Marco viajou pela primeira vez com a esposa, em 2015, para a cidade de Laredo, no Texas (EUA), a trabalho. Lá, ele já atuou como professor adjunto de português e professor de inglês como segunda língua na Texas A&M International University. Hoje, é professor de língua inglesa na University of Houston-Downtown, em Houston, e professor adjunto da ESOL, uma sigla que significa “Inglês para estudantes de outras línguas”, no Lone Star College-University Park, em Cypress, também no Texas.

Natural da região administrativa de Taguatinga, no Distrito Federal, há 17 anos o futuro doutor atua como professor de língua inglesa. Sua formação e qualificações foram aprimoradas em cursos livres do DF, como no Brasas English Course e na Cooplem Idiomas, uma cooperativa de ensino de Língua Estrangeira Moderna. Em 2015, Marco concluiu o Mestrado em Linguística, com ênfase em teoria e análise da gramática no departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, na Universidade de Brasília (UnB). “Agora, meu foco é no ensino e na pesquisa em nível superior. Pretendo continuar atuando como professor e pesquisador universitário de língua portuguesa e língua espanhola, na área de sintaxe, semântica e aquisição de línguas”.
Formação de alta qualidade

De 2008 a 2012, durante a graduação no curso de Letras, com ênfase em língua inglesa e literatura, Marco obteve as ferramentas necessárias para o ensino, descrição e análise de fenômenos linguísticos da língua inglesa. Seu conhecimento teórico e a prática docente eram notáveis para os seus empregadores nos EUA. “Os anos de estudos na Católica me levaram à pesquisa, especialmente, quando elaborei meu Trabalho de Conclusão de Curso. A minha formação acadêmica no Brasil foi excepcional, fomentada pelos docentes e desenvolvida no ensino, grandes diferenciais que me renderam conhecimento e inspiração”.

O Brasil forma grandes linguistas, no entanto, na visão do professor, estudar em Massachussetts é um diferencial para se inserir num espaço geográfico concentrado com universidades prestigiadas, como o Massachusetts Institute of Technology, Harvard e Umass Amherst. “Essa região é um cluster onde creio que o acesso a pesquisadores notáveis e conhecimento pode fluir direta e acessivelmente”, acrescentou.

Com o propósito claro de ser e viver novamente como estudante, ele pontua como principal desafio a enfrentar apenas o clima severo durante o inverno. “Teremos que comprar roupas adequadas! ”, brincou. Em sua nova jornada acadêmica, a expectativa é fazer amizades e aproveitar todos os recursos disponíveis e infraestrutura. “Meu objetivo é lecionar e pesquisar línguas românicas como o português e o espanhol, e suas variações em nível superior. Quero estudar bastante e pretendo ler a literatura existente na área e me engajar em grupos de pesquisa, assim como publicar com o meu orientador e outros professores”, pontuou.

Anny Cassimira

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Quem faz? Moringa Digital