Graduação / Farmácia
Notícias
Farmácia
03/05/2017 - 18:01
UCB lança campanha de descarte de medicamentos
A partir do dia 5 de maio a Universidade Católica de Brasília, por meio do curso de Farmácia, começará a ação de conscientização do uso correto e descarte de medicamentos
  • UCB lança campanha de descarte de medicamentos
  • UCB lança campanha de descarte de medicamentos
Esquerda Foto: Faiara Assis Direita
A compra de remédios para o tratamento da saúde é constante e diária, porém o que muitos não sabem é o que fazer com os medicamentos que sobram. Ao ver a necessidade de informar e prestar um serviço de recolhimento e, posteriormente, descarte, a Escola de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do curso de Farmácia, realizará a Campanha de Descarte de Medicamentos, que iniciará no dia 5 de maio, das 8h às 11h30, na Farmácia Universitária, localizada no Bloco Central, no Câmpus I.

Essa é uma iniciativa inovadora do curso de Farmácia da Instituição, cujo objetivo é de promover a assistência à sociedade por meio da prestação de serviços como: orientar sobre o uso correto de medicamentos, que envolve desde o processo de compra e prescrição médica, o armazenamento adequado, a administração do produto, a ingestão adequada, entre outras orientações. “Nós queremos, além de orientar a população, priorizar a responsabilidade que o farmacêutico tem e a sua importância no processo de informação do uso correto de medicações”, explica a professora e coordenadora do curso de Farmácia, Samara Haddad.

Em geral, os estabelecimentos e instituições de ensino não orientam e fazem o recolhimento correto desse material. “Por isso, é fundamental essa ação de conscientização para que se torne presente no dia a dia da Universidade e a partir dessa iniciativa possamos melhorar a forma como os cidadãos fazem o descarte de seus medicamentos”, salienta a professora.

A importância do descarte correto

Quando se descarta um medicamento aleatoriamente pode haver a contaminação de ecossistemas, por exemplo, o despejo de algum fármaco por meio do vaso sanitário poderá contaminar tanto a rede de esgoto, pois nem todos os agentes químicos são tratados, ou pode haver a contaminação do solo. Outra forma em que há o descarte é por intermédio do lixo de casa, que com a ação do chorume e seus reagentes absorve a química dos medicamentos e por sua vez atinge o lençol freático.

Anualmente cerca de milhões de medicamentos são descartados de forma incorreta, segundo estudos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por ano são 10,3 mil toneladas de resíduos produzidos pela população, conforme pesquisa publicada pela revista Ciências do Ambiente.

“De forma geral a população tem dúvidas sobre o descarte correto dos medicamentos, por muitas vezes nem sabem que é necessário fazê-lo e acabam misturando o lixo comum com o medicamentoso. Então, a Universidade vai tentar auxiliar a comunidade nesse sentido e ser um ponto de referência para o descarte consciente”, revela Samara. Em 2005, a Anvisa publicou a Norma RDC 306, que regulamenta a viabilização do descarte de medicamentos, estes podendo ser recolhidos por hospitais, clínicas públicas ou privadas e farmácias, porém estes estabelecimentos não são obrigados a fazer a coleta dos produtos.

Com essa iniciativa a UCB se tornará um ponto de referência para a disseminação de informação e recolhimento de produtos medicamentosos, vencidos ou não, que receberão o tratamento adequado e, posteriormente, serão encaminhados para o devido descarte. As pessoas que quiserem fazer o depósito de seus resíduos devem procurar a Farmácia Universitária, no Bloco Central (Câmpus I), nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30.




Carolina Matos

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital