Pós-Graduação / Educação
Notícias
Educação
09/05/2017 - 12:22
Cátedra Unesco da UCB consolida parceria com o CILT
O Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga (CILT) recebeu no dia 5 de maio o selo de escola associada à Unesco
  • Cátedra Unesco da UCB consolida parceria com o CILT
  • Cátedra Unesco da UCB consolida parceria com o CILT
  • Cátedra Unesco da UCB consolida parceria com o CILT
  • Cátedra Unesco da UCB consolida parceria com o CILT
Esquerda Foto: Faiara Assis Direita
Em cerimônia com representantes do governo e da Universidade Católica de Brasília (UCB) o Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga (CILT) inaugurou no dia 5 de maio o selo de escola associada à Unesco. A parceria entre o CILT e a UCB busca promover dentro do ambiente escolar o trabalho com a cultura da paz, desenvolvimento sustentável e aprendizagem intercultural.

No Distrito Federal apenas 4 escolas fazem parte do Programa de Escolas Associadas da Unesco. “Fizemos essa parceria por meio da Cátedra Unesco e escolhemos essa escola pela formação dos jovens na área da cidadania; atuamos sobretudo como uma atividade de extensão”, revela Geraldo Caliman, responsável pela Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade da UCB.

“O objetivo da Universidade Católica de Brasília com essa parceria é mostrar que a Instituição precisa estar presente na educação básica também, nesse caso melhorar a educação básica pública do DF. O nosso objetivo é atuar ajudando a escola no desenvolvimento de projetos no sentido de melhorar a educação já ofertada pela escola. Então, atuamos principalmente com a ajuda da Cátedra e da Pós-Graduação em Educação, na formação continuada de professores, de jovens e encontros com a comunidade”, salienta a coordenadora do projeto e docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Ranilce Guimarães-Iosif.

A coordenadora nacional do Programa de Escolas Associadas da Unesco, Myriam Tricate, explica que “o fato de a escola ser associada à Unesco lhe dá uma responsabilidade maior em agregar e transmitir o conhecimento produzido”. Para a escola permanecer associada ao projeto da Unesco é imprescindível que cumpra todas as propostas e comprove anualmente.

“A interação da Universidade com a educação básica é fundamental em um programa dessa natureza, que desenvolve a cultura da paz nas escolas e que é extremamente importante, pois traz para a educação básica toda a expertise que a Universidade Católica de Brasília possui na área do ensino, de tal maneira que todos ganhamos com isso, principalmente, os nossos estudantes e a nossa sociedade”, salienta o Secretário de Educação, Júlio Gregório Filho.

O evento também contou com apresentações musicais e a entrega do certificado de cidadão global da Unesco aos estudantes que participaram do projeto, com carga horária de 60 horas. Os jovens colaboraram para a formulação de uma carta branca, que contém as perspectivas e propostas dos jovens sobre cidadania.

Parceria CILT e UCB

Desde 2016 a UCB realiza um projeto de extensão, em parceria com a Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade, com o Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga (CILT) cujo objetivo é de fortalecer o engajamento social, respeito mútuo, e ações comunitárias dentro do ambiente escolar. “Nós iremos apoiar o CILT na formação de professores, na organização de oficinas e trabalhos com os pais e estudantes, além das semanas pedagógicas”, revela o professor da UCB e secretário executivo da Cátedra Unesco, José Ivaldo de Lucena.


Criado em 1953, o Projeto da Rede de Escolas Associadas da Unesco está presente em 180 países, com mais de 10 mil unidades educacionais e cerca de 380 no Brasil. “É importante esse envolvimento da Cátedra Unesco, que conseguiu aproveitar o que tem de melhor dos seus estudos e pesquisas e fazer disso uma efetividade da extensão dentro das escolas. E esse momento mostra o quanto esse trabalho pode ser um diferencial para quem participa do projeto e de ver esse exemplo bem realizado”, disse Mariana Braga, representante da Unesco no Brasil.

“Essa é uma parceria muito positiva, pois trabalha com os estudantes do CILT a questão da cidadania, proporcionando a eles uma visão maior sobre o seu contexto dentro da sociedade em que vivem”, ressalta Silvio Paulo de Carvalho, Diretor do CILT. Para a vice-diretora, Renia Antero, “a parceria com a Cátedra da UCB já está dando resultados surpreendentes. Por meio do auxílio a nossa coordenação, tanto na educação continuada dos professores quanto dos estudantes”.

O trabalho desenvolvido é voltado para promover a cultura da paz, a educação de qualidade, o diálogo internacional e o desenvolvimento sustentável. Creches, pré-escolas, escolas primárias, secundárias, técnicas e instituições de formação de professores podem se tornar escolas associadas.




Carolina Matos

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Quem faz? Moringa Digital