Notícias
18/05/2017 - 10:54
Evento discute tendências analíticas da Química
A terceira edição dos Seminários Integradores de Ciências é uma iniciativa dos cursos de Física, Matemática e Química e teve como tema as “Técnicas eletroanalíticas: um espectro de aplicações”
  • Evento discute tendências analíticas da Química
  • Evento discute tendências analíticas da Química
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Para dar seguimento ao debate científico de maneira integrada na Universidade Católica de Brasília (UCB), a terceira edição dos Seminários Integradores de Ciências teve como tema as “Técnicas eletroanalíticas: um espectro de aplicações”. Iniciativa dos cursos de Física, Matemática e Química, o evento aconteceu no dia 15 de maio, no auditório do Bloco K.

Palestrante no evento, o professor Jonatas Gomes da Silva falou sobre as principais tendências na área de química analítica nas últimas décadas, como a miniaturização (redução do tamanho), simplificação (redução da complexidade), automação (redução da atividade humana) e redução dos custos para o desenvolvimento de metodologias de análises rápidas e confiáveis.

No contexto das pesquisas na área, o professor apresentou estudos desenvolvidos sob sua orientação relacionados à temática, além dos projetos de pesquisa com financiamento da FAPDF e de parcerias com outras instituições de ensino, como a Universidade de Brasília, o Instituto Federal Goiano, a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Federal de Goiás e de parcerias com a CAESB e a EMPRAPA.

Contribuição com o mundo
Com a visão da química analítica, área em que atua, Jonatas destacou a contribuição desse seguimento para o mundo. “Dentro do contexto de análises químicas, o profissional dessa área tem um papel fundamental no desenvolvimento e validação de métodos visando à obtenção de dados confiáveis, que possam ser utilizados em tomadas de decisões e elaboração de novas legislações. Essa é uma demanda social na qual o químico tem um papel muito importante”.

Ciências integradas
A integração entre as ciências resulta numa visão multidisciplinar que é essencial para os profissionais que atuam em pesquisas e, principalmente, para os estudantes que sairão do ensino superior com uma formação diferenciada.

Presente em outras edições do seminário, a estudante Hadassa Paixão destacou a importância da junção das áreas em prol do desenvolvimento da sociedade. “Interligar diferentes seguimentos científicos é a base para obtermos respostas para os nossos questionamentos. O universo deve ser estudado como um todo e essa junção é a melhor forma de fazer isso”.


Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital