Notícias
18/05/2017 - 17:32
Encontro UCB: metodologias em construção
Alinhamento estratégico, métodos inovadores de ensino e aprendizagem e projetos acadêmicos integrados à comunidade foram os temas abordados no encontro dos professores e colaboradores técnico-administrativos
  • Encontro UCB: metodologias em construção
  • Encontro UCB: metodologias em construção
  • Encontro UCB: metodologias em construção
  • Encontro UCB: metodologias em construção
  • Encontro UCB: metodologias em construção
  • Encontro UCB: metodologias em construção
  • Encontro UCB: metodologias em construção
  • Encontro UCB: metodologias em construção
  • Encontro UCB: metodologias em construção
  • Encontro UCB: metodologias em construção
  • Encontro UCB: metodologias em construção
  • Encontro UCB: metodologias em construção
Esquerda Fotos: Faiara Assis e Carolina Matos Direita
Uma universidade é constituída por pessoas alinhadas e comprometidas com a formação profissional e a produção de conhecimentos. Para isso acontecer, é preciso integrar toda a comunidade acadêmica numa mesma visão estratégica, voltada ao desenvolvimento de metodologias de ensino e aprendizagem cada vez mais inovadoras e projetos que agregam o ensino, a pesquisa e a extensão. Essa foi a temática do encontro dos professores e colaboradores técnico-administrativos da Universidade Católica de Brasília (UCB), ocorrido no dia 17 de maio, no auditório do Bloco Central.

Em uma nova visão estratégica para a Instituição, a Reitoria pretende incentivar ideias empreendedoras, por meio de reuniões oficiais, previstas no calendário, e encontros intermediários, para apresentar ações criativas. Na abertura do Encontro UCB, o pró-reitor acadêmico da UCB, professor Daniel Rey de Carvalho, explicou como a cultura de inovação tem permeado todo o Câmpus: “Já trouxemos palestrantes externos, com caráter motivacional, e outras reuniões contam com a presença do reitor, que contextualiza o cenário nacional da educação. Diversos professores apresentaram a sala de aula invertida, pelo conceito de flipped classroom, a técnica Team-Based Learning (TBL) e a aprendizagem colaborativa, com o Wiki – Glossário”. Para o pró-reitor, todos devem estar dispostos a uma verdadeira transformação de mentalidade para, assim, poder mudar realidades. “Não adianta ter projetos acadêmicos e espaços modernos se não existe uma cultura inovadora e empreendedora”, destacou.

A realidade de uma educação inovadora já é vivenciada por muitos professores da UCB, que destacaram suas práticas pedagógicas e propostas realizadas em sala de aula. Entre as mudanças, está a implementação, em substituição ao plano de ensino, de um plano de trabalho, que será elaborado com a inclusão de didáticas diferenciadas e incluirá um planejamento prático de atividades. A professora do curso de Odontologia, Daniele Machado Pedrosa, apresentou o funcionamento da ferramenta de Glossário Colaborativo, formado por uma página Wikipédia, na qual os estudantes inserem novos termos odontológicos e suas definições. “O grande benefício é a difusão de conhecimento técnico em comum, pois os estudantes têm que pesquisar a definição dos termos para compartilhar”.

Já o coordenador do curso de Biomedicina, professor Douglas Albernaz, confia no método TBL, denominado “Aprendizagem baseada em Equipes”, que prioriza o estudo prévio e individual em casa e a realização de trabalhos em grupo. No contexto de plataformas virtuais, a professora Anelise Pereira Sihler, de cursos da Católica Virtual, abordou o diferencial do blackboard e do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). “Os estudantes se dedicam às atividades supervisionadas pela plataforma e montam um Padlet, ou seja, um quadro colaborativo com suas melhores práticas docentes em sala de aula. Eles conseguem se expressar e discutir temas facilmente”, indicou.

Para falar sobre o projeto de extensão “Liga do Sorriso”, o coordenador do curso de Odontologia, professor Eric Jacomino Franco, falou sobre o início de um longo percurso com a Carreta Odontológica, que contou com diversos parceiros para promover a saúde coletiva. Como diferencial, ele apontou “a qualidade do atendimento, que não fará apenas uma assistência social, mas um tratamento completo aos estudantes de uma escola pública. Além disso, a carreta é um veículo sobre rodas que nos permite ir a qualquer lugar e ainda viabiliza ações educativas, exames clínicos, profilaxias, tratamentos restauradores e preventivos por meio dos estudantes do estágio supervisionado”, comemorou.

A coordenadora do Programa de Mestrado em Comunicação, professora Florence Marie Dravet, falou sobre a importância da parceria com a entidade Seja Digital, que teve participação dos estudantes no projeto Migração para Televisão Digital (MTVD) para mobilização da população do DF. No projeto de extensão, foi produzido um vídeo em formato de crônica.

Universidade com foco no atendimento

A imagem da Instituição, muitas vezes, está atrelada ao bom atendimento. Nesse sentido, na reunião dos colaboradores técnico-administrativos, o pró-reitor de Administração, professor Fernando de Oliveira Souza, preconiza um trabalho de motivação para destacar práticas positivas, vivenciadas em sala de aula e também nos serviços prestados à comunidade.

Para o prof. Fernando Souza, o bom tratamento deve ser uma prioridade da Instituição. “Queremos mostrar que o atendimento independe da função que a pessoa ocupa na Católica. Desde os profissionais de serviços gerais ao mais alto cargo, todos devem ser acolhedores aos visitantes. O bom atendimento sempre faz a diferença e deve ser feito por todos que fazem parte da UCB. Os professores e técnicos-administrativos devem estar integrados”, disse.

Anny Cassimira

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7134
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Moringa Digital