Notícias
19/05/2017 - 11:16
Integração e prática são destaques da Semana de Serviço Social
Evento realizado nos dias 15, 16 e 18 de maio debateu temas relevantes para o desenvolvimento profissional dos estudantes e marcou as comemorações do Dia do Assistente Social
  • Integração e prática são destaques da Semana de Serviço Social
  • Integração e prática são destaques da Semana de Serviço Social
  • Integração e prática são destaques da Semana de Serviço Social
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
No dia 15 de maio é celebrado o Dia do Assistente Social. Em comemoração à data, a XII Semana de Serviço Social da Universidade Católica de Brasília (UCB), realizada nos dias 15, 16 e 18 de maio, contou com uma programação diversificada, em que estudantes, professores e profissionais da área tiveram a oportunidade de discutir em conjunto os avanços e desafios da profissão interconectados com a sociedade.

Com foco nos direitos humanos, a semana teve início com uma discussão em torno da instrumentalidade e da concepção dos assistentes sociais. A coordenadora do curso, professora Moema Bragança Bittencourt, pontuou a importância do processo de avaliação da própria atuação do assistente social. “Muitas vezes, analisamos o cenário em que as pessoas estão inseridas na sociedade e deixamos de lado a nossa própria realidade como profissional. Buscamos com esse evento potencializar entre os estudantes as reflexões do contexto em que estamos inseridos profissionalmente e de como podemos executar melhor o nosso trabalho”.

No segundo dia, serviço social com ênfase em saúde e políticas trans foram as temáticas abordadas. A representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Diversidade, Ana Carolina da Silva Silvério, falou sobre a perspectiva na intervenção do serviço social para o público das pessoas trans e destacou o debate como um espaço de formação técnica e política, que colabora para uma intervenção mais efetiva na garantia da cidadania dessas pessoas.

A militante do “Movimento Juntas” e estudante do curso de Serviço Social da UnB, Lucci Laporta, ressaltou a importância de falar sobre a realidade desse público no Brasil. “Precisamos garantir políticas específicas para essa população para que haja combate à transfobia e garantia de direitos, que esse é o principal dever do assistente social. É importante contribuir com a formação dos futuros profissionais para que saibam como lidar, o que é e o que é preciso fazer em relação aos direitos das pessoas trans”.

Os destaques do último dia do evento ficaram por conta da oficina realizada pela coordenadora do curso, “Direitos humanos e Serviço Social” e a palestra “Inserção do Serviço Social nas residências multidisciplinares: contextualização histórica nacional e a responsabilidade do DF”, com a participação da pesquisadora da PUC/SP, Kércia Rocha Andrade e a coordenadora do GES/DF, Lucinélia Morelli Machado.

Construção profissional


Para o estudante do 6º semestre, Camilo Junior, participar desse tipo de evento é essencial para a construção profissional. “Escolhi essa área, porque é a minha vida. O curso me fez evoluir como pessoa, estudante e futuro profissional. O Serviço Social mexe com nossa estrutura. Não temos um único pensamento por muito tempo. A todo momento estamos nos desconstruindo, evoluindo e isso é muito interessante. Essa semana nos ajudou a nos embasar teoricamente, aprender a lidar com as massas e com os movimentos sociais. A Universidade é o nosso laboratório. Aqui debatemos e conhecemos, por meio do conflito de visões, a construção e desconstrução dos pensamentos”.


Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Moringa Digital