Notícias
19/05/2017 - 09:43
Curso de Relações Internacionais traz Mundo Atlântico para sua XV Semana
Durante a XV Semana de Relações Internacionais da UCB, o curso debate o Mundo Atlântico: Europa, América e África, com delegações internacionais, em uma programação diversificada junto à Semana da Europa
  • Curso de Relações Internacionais traz Mundo Atlântico para sua XV Semana
  • Curso de Relações Internacionais traz Mundo Atlântico para sua XV Semana
  • Curso de Relações Internacionais traz Mundo Atlântico para sua XV Semana
  • Curso de Relações Internacionais traz Mundo Atlântico para sua XV Semana
  • Curso de Relações Internacionais traz Mundo Atlântico para sua XV Semana
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Em comemoração ao dia da Europa, 9 de maio, o curso de Relações Internacionais (RI) da Universidade Católica de Brasília (UCB), realizou a XV Semana Acadêmica de RI, de 9 a 12 de maio. O evento fez parte da Semana da Europa, celebrado em todo o Brasil, por meio da EUNIC - Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de Países-Membros da União Europeia.

A XV Semana de RI teve extensa programação; recebeu delegações e representantes da União Europeia no Brasil, Embaixadas dos Estados-Membros da UE, Embaixadas de outros países, membros do Governo, do mercado de trabalho em Relações Internacionais, estudantes da UCB e de outras Universidades.

Entre as autoridades presentes estavam os embaixadores no Brasil da UE, Sr. João Cravinho, da Suécia, Sr. Per-Arne Hjelmborn, da Bélgica, Sr. Dirk Loncke, de Portugal, Sr. Jorge Cabral e da China, Sr. Li Jinzhang. Da Universidade Católica de Brasília o evento contou com a presença do pró-reitor acadêmico, professor Daniel Rey de Carvalho, do diretor da Escola de Negócios, professor André Luiz Cordeiro Cavalcanti, da coordenadora do curso de RI, professora Rosana Tomazini e demais docentes.

Durante a mesa de abertura o professor Daniel Rey de Carvalho, pró-reitor acadêmico, afirmou que sediar eventos dessa magnitude reforça a internacionalização da UCB, que possui uma ampla rede de parceria com instituições de ensino superior em vários países, e o mote da campanha institucional da Universidade. “A UCB, por ser uma Instituição Católica, já tem um reconhecimento internacional e queremos explorar ainda mais isso. Há dois anos nós fazemos uma série de ações para alavancar a Universidade no seu ponto de vista institucional e acadêmico de acordo com que ela merece. É do nosso interesse valorizar os estudantes que foram e estão fora, por meio do intercâmbio e esses eventos, onde podemos receber embaixadores, reforçam nosso interesse em investir em novas parcerias e internacionalização”, afirmou o pró-reitor.

Na UCB, o embaixador da UE no Brasil, Sr. João Cravinho, iniciou seu discurso reforçando a abertura da UE para os laços acadêmicos com países de todo o mundo, comemorando o 10º aniversário do Programa Erasmus e falou do olhar para o futuro da União Europeia, com seus desafios, em meio à globalização, os principais êxitos nos últimos anos e a diplomacia que a UE exerce no mundo. Além disso, o embaixador listou cinco áreas temáticas que comportam o destino do futuro da Europa sem perder seus valores: a dimensão social, a economia, a globalização, a defesa da Europa e o futuro das finanças. “Esse é um momento de transição. É um momento que sentimos a obrigação de ter a clareza do nosso destino e desenvolver, por tanto, um conjunto de etapas estratégicas para a identificação de um projeto em comum”, afirmou o Sr. Cravinho.

Sobre as relações Mercosul e UE, Brasil e a União Europeia, o Sr. Cravinho afirmou que esse é um momento favorável e tem grandes expectativas de avanços. “Espero este seja um ano de grande intensidade para bons resultados em 2018. O meu desejo é de que o Brasil e a União Europeia façam, da melhor maneira possível, juntos, parte da mudança no mundo”, concluiu.

Semana Diferenciada

Da ampla programação do evento se destaca a solenidade de premiação do 7º Concurso de Monografias da UE, o Painel sobre Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, com a presença do Embaixador da Suécia no Brasil, Sr. Per-Arne Hjelmborn; o Painel sobre o Erasmus Mundus (programa de mobilidade acadêmica da UE), o lançamento do livro Relações Internacionais: Reflexões e Debates, organizado pelos professores Rogério Lustosa e Rosana Tomazini, com artigos de professores e diversos estudantes do curso de RI, a Feira de Empreendedorismo e o Painel sobre África e EUA.

A coordenadora do curso, professora Rosana Tomazini, afirma que a XV Semana de Relações Internacionais da UCB ficou marcada pela qualidade das participações de relevantes convidados presentes no evento. “Poder ouvir diretamente do embaixador da UE, dos seus Estados-Membros, do Embaixador da China, entre outros ilustres participantes, análises e percepções das relações de seus Estados no cenário internacional representa uma grande aula para nossos estudantes. De fato, uma oportunidade única para complementar o trabalho realizado em sala de aula”, comemorou a coordenadora. Para ela, a importância de estar presente na Semana da Europa reforça o tema atual da Universidade, a internacionalização, e o potencial para realizar o processo de intercâmbios acadêmicos de estudantes e professores no exterior, por meio de parcerias com atores internacionais estabelecidas nos diferentes cursos da Universidade, entre os quais, o curso de Relações Internacionais da UCB faz parte. “A participação na Semana da Europa representa uma das atividades propostas no âmbito do módulo da Cátedra Jean Monnet, da qual o curso de RI se beneficia. Nós assinamos um convênio internacional com a UE, no ano passado, pois fomos selecionados por meio de um edital público, com a finalidade de promover o ensino, pesquisa e extensão sobre acordos regionais, com ênfase no processo europeu de integração. Todas essas atividades reforçam as competências e habilidades de nossos estudantes, preparando-os cada vez melhor para o mercado”, concluiu.

Saiba mais! UCB na Semana da Europa

O curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília participou pelo terceiro ano consecutivo da Semana da Europa.

A Semana da Europa é celebrada no Brasil, desde 2005, com o intuito de comemorar o dia da Europa, 9 de maio, data da assinatura da Declaração Schuman, considerada o início do que hoje é a União Europeia. O evento é organizado pela Delegação da União Europeia no Brasil e o EUNIC – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e Embaixadas dos Países da União Europeia (UE), e conta com uma extensa programação cultural e acadêmica.


Fátima Layane

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital