Graduação / Física
Notícias
Física
22/05/2017 - 09:50
UCB estreia no festival internacional Pint of Science
Desmistificando a ciência em um formato inusitado no DF, o evento aconteceu simultaneamente em bares de 22 cidades brasileiras
  • UCB estreia no festival internacional Pint of Science
  • UCB estreia no festival internacional Pint of Science
  • UCB estreia no festival internacional Pint of Science
  • UCB estreia no festival internacional Pint of Science
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Uma maneira inusitada de falar de ciência: na mesa do bar e com uma cerveja na mão. Essa é a proposta do festival internacional de divulgação científica Pint of Science, realizado simultaneamente em 22 cidades brasileiras, do dia 15 a 17 de maio. Com a participação dos professores do curso de Física, Diego Nolasco e Cláudio Manoel Gomes da Silva, a Universidade Católica de Brasília (UCB) estreou no evento de origem inglesa, que aconteceu pela primeira vez em Brasília.

O festival tem como objetivo levar pesquisadores para conversar sobre ciência em ambientes descontraídos, como um festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, os artistas são os pesquisadores convidados para conversar com o público. A iniciativa, formada por uma rede de voluntários, aconteceu simultaneamente em mais de 100 municípios espalhados por outros dez países: Canadá, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Japão, Tailândia, Alemanha e França.

Com uma palestra sobre ciência e inovação, o professor Diego Nolasco participou do primeiro dia do evento. “Estou muito feliz em poder fazer parte de uma festa científica que é mundial. Desmistificar a ciência e mostrar a utilidade que esses conhecimentos podem trazer no dia a dia é sensacional. Eu trabalho muito a ideia de que as pessoas precisam se educar cientificamente, para perceber o bem que ciência faz e os patamares que podem levar ao entendimento do universo de maneira mais lógica. O Pint of Science tem essa característica marcante de aproximar a ciência das pessoas de forma descontraída e dinâmica”.

No segundo dia, a participação ficou por conta do professor Manoel Gomes de Souza, que ministrou a palestra “Onde está a água no universo”. “Falar da possibilidade de água em outros planetas neste momento em que vivenciamos uma crise hídrica no DF traz um ponta pé inicial para outros debates que possam acontecer. Tentei conectar a temática com a questão ecológica no planeta e a preservação de sistemas aquíferos e outros sistemas que trazem água potável para o nosso consumo”.

Egresso da turma de 2013 do curso de Física da UCB, Thiago da Costa Araújo, viu no evento uma oportunidade de debater ciência de forma diferente. “O Pint of Science traz duas das minhas maiores paixões na vida: cerveja e ciência. Além disso, ter a chance de rever meus ex-professores palestrando em um bar é uma oportunidade única! Escolhi essa área como profissão basicamente pela curiosidade de entender a natureza e o Universo. Então, agregar conhecimento nesse formato em que nos foi apresentado é muito interessante. Espero que mesmo após o festival, possamos ter mais momentos como esse”.

Origem
A ideia surgiu quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas a conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil, único participante na América Latina, pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.


Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital