Graduação / Engenharia Civil
Notícias
Engenharia Civil
24/05/2017 - 15:44
Equipe Nápoles vence a 6ª edição da Ponte de Macarrão
Com a superação de todas as edições anteriores, a equipe sustentou 206 kgf com a ponte à base de macarrão e cola
  • Equipe Nápoles vence a 6ª edição da Ponte de Macarrão
  • Equipe Nápoles vence a 6ª edição da Ponte de Macarrão
  • Equipe Nápoles vence a 6ª edição da Ponte de Macarrão
  • Equipe Nápoles vence a 6ª edição da Ponte de Macarrão
  • Equipe Nápoles vence a 6ª edição da Ponte de Macarrão
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
 A 6ª Competição da Ponte de Macarrão, organizada pelo Grupo PET – Estruturas, do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília (UCB), na manhã de 19 de maio, teve o novo recorde e superou todas as edições anteriores, já no início da competição. Nápoles, a segunda equipe a se apresentar, chegou imponente, ganhou elogios antes mesmo de ser testada: “Se tivesse avaliação de designer, essa ponte ganharia”, falou a coordenadora do curso, Glauceny Medeiros. E não foi apenas na beleza que a equipe chamou atenção. Sustentou no tempo médio de 7 minutos mais de 206 Kgf não dando chance para nenhuma das outras participantes alcançá-la.

Os estudantes do 6º e do 7º semestre do curso, André de Carvalho Félix, Nicole Karine Xavier, Tiago Mota, Weriton Lobato e Tayanara Mendes foram os responsáveis pela ponte vencedora. André explica que o intuito da equipe foi competir para ganhar e aplicar da melhor forma os conhecimentos necessários para elaborá-la. “Ela estava prevista para sustentar 400kg. Apostamos alto mesmo e ter a sustentação um pouco a mais que a metade do previsto já está ótimo”, afirmou Félix. O futuro engenheiro explicou que o trabalho da equipe foi evidenciado no acabamento. “Tentamos adotar novas técnicas de corte para que não danificasse o macarrão, tendo o cuidado na hora de lixar e finalização com a cola para ter o máximo de desempenho antes do rompimento”, explicou.

Dona Ilda Félix, mãe do André, prestigiou o evento e acompanhou a apresentação do grupo. Apesar de não poder ficar até o final da competição, deixou a torcida para que o empenho e a dedicação da equipe prevalecessem. “Eu torço por eles desde o começo. Não só o André, mas todos eles estavam bem empenhados, fizeram esse trabalho com muita garra e merecem ganhar”. E a torcida de Dona Ilda foi forte e deu certo. O trabalho de duas semanas de cálculos e “mão na massa” da equipe Nápoles foi bem-sucedido. A competição chegou ao fim e das 42 equipes participantes, nenhuma sustentou peso o suficiente para bater os 206 Kgf.

A professora Glauceny afirmou que a cada semestre o recorde da Ponte do Macarrão na UCB é batido e isso mostra o quanto os estudantes “estão tentando se aperfeiçoar na competição, deixando o processo de fabricação artesanal de lado e dando ênfase ao conhecimento técnico e aos cálculos já aprendidos ao longo do curso”. Para ela, a atividade lúdica por meio desse desafio é uma excelente oportunidade de colocar em prática o que é aprendido em sala de aula. “Os alunos se envolvem bastante e o desempenho geral das equipes tem melhorado significativamente. Neste semestre, por exemplo, 52% dos grupos participantes tiveram suas pontes com resistência superior a 100 Kgf, que não deixa de ser uma marca muito boa”. André Félix confirma essa experiência de aplicação de conhecimentos por meio da atividade diferenciada. “Ver todo o nosso empenho na prática, sair um pouco da sala de aula e vivenciar de fato o que é viver da matemática, daquilo que a engenharia propõe, é muito bom”, concluiu.

A celebração dessa atividade não podia ser diferente! Macarrão ao molho sugo servido ao final do evento, patrocinado pela Barrila, a maior empresa industrial de alimentos na Itália, líder mundial no mercado de massas.




Fátima Layane

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital