Livre / Avaliação Institucional - CPA
Comissão Própria de Avaliação

O que é CPA

A CPA, ou Comissão Própria de Avaliação é a junção da Universidade Católica de Brasília e representantes dos membros que a formam, nomeados pelo Reitor da Universidade, para assegurar a participação de toda comunidade universitária e da sociedade civil organizada, garantindo a preservação de sua integridade e superando todos os pontos negativos que possamos ter.

A CPA da Universidade Católica de Brasília é composta por 10 membros, tendo necessariamente, como representatividade os setores docente, discente, técnico-administrativo e da sociedade civil organizada, com seu próprio regimento.
Ao longo dos anos de existência, a Comissão vem desenvolvendo o seu trabalho de autoavaliação institucional procurando identificar as condições de ensino, pesquisa e extensão e também da gestão em constante dialógica com todos os atores envolvidos nos diversos segmentos que envolvem a Universidade e a comunidade.
Os resultados das pesquisas efetuadas são consolidados em relatórios que são, publicamente, divulgados para a comunidade acadêmica e externa.

Objetivos

O objetivo principal é fornecer dados quantitativos e qualitativos para que a UCB possa estar em constante processo de melhoria da qualidade dos seus cursos/Programas e de suas ações. Tendo como frente sempre:

- A coleta de dados para informações e reflexões sobre o ensino na UCB;
- A propositura de ações que possam suprir os pontos negativos que dificultem o ensino e comunicação na UCB.

Atuação

A CPA tem como reponsabilidade a apresentação dos resultados do processo de avaliação interna da UCB em forma de Relatório de Autoavaliação, que compõe o primeiro do conjunto de instrumentos constitutivos do processo global de regulação e avaliação do SINAES.

O Relatório de Autoavaliação, enviado anualmente ao MEC, e item hiperrelevante para atribuição de sua nota perante o órgão, é o documento que sintetiza historicamente os resultados das avaliações internas e as ações acadêmico-administrativas decorrentes.

O grande desafio da CPA é produzir uma autoavaliação institucional de qualidade, que subsidie planos de ação para melhorias práticas e efetivas.

A autoavaliação institucional é realizada em nível estratégico, tendo como base as dimensões do SINAES, agrupadas nos eixos, abaixo listados:

- Planejamento e Avaliação
- Desenvolvimento Institucional
- Políticas acadêmicas
- Políticas de gestão
- Infraestrutura

Além disso, é atribuição da CPA coordenar a aplicação dos instrumentos de avaliação institucional, produzir relatórios analíticos dos resultados, divulgar os resultados à comunidade acadêmica, acompanhar planos de ação oriundos desses e acompanhar as Comissões Externas de Avaliação do MEC. 

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital