Pós-Graduação / Educação
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação abrange duas Áreas de Concentração: (a) Política e Administração Educacional e (b) Ensino-Aprendizagem:

a) Política e Administração Educacional: dedica-se à investigação de questões sócio históricas contextualizadas, com destaque para os aspectos políticos, econômicos e sociológicos da educação, especialmente os processos decisórios tomados em nível do sistema, da escola e da sala de aula.

b) Ensino-Aprendizagem: envolve uma análise epistemológica, teórica e metodológica dos fundamentos da educação, em diferentes dimensões, e do currículo e do processo de ensino-aprendizagem, na educação formal e informal, com destaque para a formação inicial e continuada de professores, práticas educativas e ensinos fundamental e médio.


LINHAS DE PESQUISA

As áreas de concentração estreitam seu foco em três Linhas de Pesquisa: (a) Política, Gestão e Economia da Educação, (b) Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem e (c) Educação, Juventude e Sociedade.

a) Política, Gestão e Economia da Educação: investiga a formulação, implementação e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Dedica especial atenção aos aspectos ligados à governança e ao financiamento dos programas e ao impacto destes nos diferentes contextos sócio educacionais.

b) Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem: pesquisas temáticas voltadas para as diferentes dimensões do currículo, a criatividade no processo ensino-aprendizagem, a psicogênese do conhecimento, a educação inclusiva, o sucesso/insucesso escolar, a formação inicial e continuada de professores, as práticas pedagógicas, a interlocução psicanálise e educação, a violência escolar, a avaliação e as tecnologias utilizadas nos diferentes níveis e modalidades da educação.

c) Educação, Juventude e Sociedade: dedica-se a investigar temas voltados à articulação dos três tópicos presentes na sua denominação. No conjunto dos projetos de pesquisa investigados, predomina o interesse pela relação entre escolas, violências e risco psicossocial. A linha de pesquisa desenvolve trabalhos vinculados à Cátedra Juventude, Educação, Sociedade e ao Observatório de Violências nas Escolas, uma parceria da UNESCO/UCB. Os projetos desta linha de pesquisa situam-se na interface das duas áreas de concentração


 

Parceiros da UCB
  • FIES
  • Periodicos Capes
  • ProUni
Redes dos cursos
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7134
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Moringa Digital