Graduação / Letras
TCC

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
 

O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - é parte integrante da matriz curricular do Curso de Letras da UCB e estrutura-se em duas disciplinas obrigatórias - TCC I e TCC II - dos dois últimos semestres da grade horária, cuja finalidade, expressa em suas ementas, é a elaboração de um artigo, que articule ensino, pesquisa e extensão, segundo referencial teórico metodológicos determinado.
 
Trata-se de um momento privilegiado de articulação entre teoria e prática em um trabalho de elaboração individual, de caráter acadêmico-científico, orientado por um professor do Curso. O aluno só deverá se matricular no TCC II no mesmo semestre letivo de integralização da carga horária do Curso. Sugere-se, ainda, que o aluno, no semestre em que se matricular nesta disciplina, curse, no máximo, 18 créditos, incluindo os 02 créditos do TCC II.
 
A proposta do TCC está articulada ao Projeto Pedagógico do Curso de Letras, que concebe o trabalho integrado de ensino-pesquisa-extensão como um espaço institucional privilegiado para que o futuro profissional de linguagem possa compreender o processo de produção e de circulação dos conhecimentos lingüísticos e literários em uma sociedade multilíngüe como a brasileira, bem como as conseqüências sociais e políticas do trabalho com a leitura e a escrita, face às mudanças nas políticas públicas de educação e de ensino de língua e de literatura.
 
A atividade de pesquisa envolve a leitura do conhecimento anteriormente produzido por pesquisadores, bem como a investigação crítica a respeito desse conhecimento. Na atividade de pesquisa, a intervenção do sujeito no conhecimento deve produzir um deslocamento dos sentidos já construídos. Os novos sentidos emergentes propõem questões que necessitam ser investigadas, interpretadas, criticadas e, quando possível, respondidas.
 
A dinâmica de TCC do Curso de Letras segue os seguintes procedimentos:
 
TCC I
 
No primeiro semestre do TCC, o estudante, sob a supervisão do professor da disciplina, deverá apresentar um Projeto de Pesquisa contendo, justificativa, objetivos, referencial teórico, metodologia, cronograma e referências. O professor tem autonomia para determinar outros requisitos, tais como elaboração do plano de trabalho, coleta de registros e/ou análise de dados. Cabe exclusivamente ao professor da disciplina determinar a menção final do aluno.
 
TCC II
 
No segundo semestre do TCC, o estudante deverá concluir o trabalho iniciado no TCC I, que será avaliado por uma Banca Examinadora, em sessão pública, constituída pelo Professor-Orientador e dois outros professores, do Curso de Letras, de outro curso da UCB, ou de outra instituição. Para fins de avaliação do trabalho final, serão considerados os seguintes critérios: capacidade de reflexão, descrição e análise crítica sobre o tema selecionado, capacidade de expressão escrita na língua padrão, observância das normas de trabalho científico, além da capacidade de apresentar e defender o trabalho em banca pública.
 
(Texto adaptado do Manual de TCC do Curso de Letras da UCB)

Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital