Inovação e Empreendedorismo por meio da Universidade
Universidade Católica de Brasília cria Agência de Inovação, uma iniciativa que visa estimular, induzir e apoiar o empreendedorismo na instituição e sua transferência para a sociedade.

A Universidade Católica de Brasília (UCB) amplia sua contribuição no desenvolvimento social e econômico da região e cria a Agência de Inovação e Empreendedorismo. A Agência foi lançada no dia 27 de fevereiro e visa, por meio da extensão tecnológica, mobilizar as competências da UCB para atender às demandas da sociedade a partir do oferecimento de serviços tecnológicos e do processo de cooperação universidade-empresa. Segundo o Reitor da UCB, professor Dr. Afonso Galvão, a Universidade é uma ponte de ligação com a sociedade e possui um compromisso grande com o desenvolvimento local. “Esta iniciativa abarca o estabelecimento de mecanismos e regulamentos que possibilitam uma forte parceria com o setor privado, com consequente retorno para todos os envolvidos”, afirma.

Entre as atividades que serão ofertadas pela Agência estão: pré-incubação e incubação de empreendimentos; acompanhamento, assessoria e incentivo no desenvolvimento do empreendimento; orientações às empresas nas áreas jurídica, financeira, de marketing e de gestão; cursos e treinamentos em temas de interesse das incubadas e com competências disponíveis na UCB; capacitação empresarial por meio de palestras e cursos ministradas por profissionais da UCB; assessoria na contratação de pessoal ou empresas de apoio às Empresas Juniores; apoio a projetos com potencial empreendedor, entre outros. Neila Faria Lopes, Diretora de Desenvolvimento da UCB, explica que a região sul do DF é a região que mais cresce em prestação de serviço e a irá apoiar novos empreendimentos e diminuir o grande número de mortalidade das empresas. “Agência de Inovação vem para preencher uma lacuna existente na região do DF. Vem para dar oportunidade de empreendimentos no entorno e se tornar um centro de referência”, comemora.

Incubar para crescer

Relatórios recentes da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) mostram que as incubadoras são essenciais a criação de negócios inovadores, pois ajudam a reduzir a taxa de mortalidade das empresas de 49% (segundo o Sebrae) para menos de 20%. A Católica de Brasília já incubou 20 empresas e atualmente possui oito incubadas. Este ano o edital somará mais quatro novas empresas. A Agência de Inovação é um avanço dessas ações e o embrião para a construção do Parque Tecnológico, um dos maiores empreendimentos da UCB, que visa promover as condições de infraestrutura adequada para estimular, induzir e apoiar parceiras entre a Católica de Brasília e empresas nacionais e internacionais, bem como, apoiar a implantação de empresas nascentes em empreendimentos inovadores nas áreas de Biotecnologia, informação e comunicação, engenharias, meio ambiente e saúde.


Fátima Layane
Parceiros da UCB
  • FIES
  • Periodicos Capes
  • ProUni
Redes dos cursos
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7134
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Moringa Digital