• Home
  • Conheça a UCB
  • Conhecimento sem fronteiras: a importância da internacionalização no ensino superior
Conhecimento sem fronteiras: a importância da internacionalização no ensino superior
Na Universidade Católica de Brasília, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar experiências globais por meio de parcerias e iniciativas próprias de ações internacionais

Ultrapassar fronteiras culturais e geográficas de aprendizagem é essencial neste momento em que a globalização mundial é um dos fatores de maior importância para a Educação Superior Contemporânea. Foi pensando no desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional que o estudante do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília, Marcos Vinícius, deu início a uma das melhores experiências de sua vida: o intercâmbio.

Com total apoio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UCB, o estudante escolheu a Universidade de Coruña, localizada na cidade de La Coruña, na Espanha. “Graças a internacionalização, tive experiências que me enriqueceram muito”, enfatiza.

A Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília é responsável pela articulação entre a Universidade e outras instituições estrangeiras, com o objetivo de firmar parcerias e promover a mobilidade acadêmica de professores e estudantes. Hoje, a Católica conta com uma gama de parceiros no Brasil e em diversos países do mundo, expandindo o conhecimento global, por meio de experiências no Câmpus e fora do país.

Além de auxiliar a ida da comunidade acadêmica para instituições estrangeiras e realizar eventos e atividades no Câmpus em parceria com empresas e instituições internacionais, a Universidade Católica de Brasília também recebe estudantes e professores de outros países. Esse foi o caso do estudante mexicano, Ricardo Aparício, de 26 anos, que aterrissou no Brasil em janeiro deste ano para estudar arquitetura na Universidade. A decisão de vir para Brasília se deu devido às características arquitetônicas da capital do país. “Quis viver o dia a dia da cidade, entender como foi seu processo de construção e absorver tudo o que só um morador consegue ver e entender”.

Munido de conhecimento e muitos planos, o jovem retornou em agosto de 2016 para o México, onde tem se esforçado para colocar em prática e dividir o aprendizado que teve durante o intercâmbio com colegas e professores da Universidad Internacional. “Aprendi muito na Católica. Quero utilizar essa bagagem e me basear na organização da cidade de Brasília para criar um planejamento de imagem para revitalizar o município de Tlayacapan, localizado no nordeste do estado de Morelos, no México, para que possamos harmonizar a estrutura de todas as ruas e casas que atravessam o centro histórico da cidade”.

Inscrições Mobilidade Institucional
A Universidade Católica de Brasília (UCB) está com edital aberto para o programa de Mobilidade Institucional. O processo visa possibilitar que estudantes da UCB possam cursar um semestre da graduação em outra instituição a partir do semestre letivo subsequente ao lançamento deste edital.

Os interessados em participar do processo seletivo devem seguir as exigências do edital e entregar o formulário com a documentação exigida até o dia 31 de março, na sala L 25, no Bloco L, de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h e na sexta-feira das 8h às 17h. O resultado da seleção será divulgado no dia 3 de abril, conforme edital. Os candidatos serão comunicados individualmente via e-mail ou poderão acessar a página da ARI para conferir o resultado.

DESTAQUES SOBRE A INTERNACIONALIZAÇÃO NA UCB
Programas
_ Programa de Mobilidade Institucional
_ Programa Santander Universidades
_ Programa Top España Íbero-Americanas
_ Fórmula
Ações internacionais realizadas pela UCB
_ Cátedra Unesco Juventude, Educação e Sociedade
_ Cooperação científica ao redor do mundo
_ Direito Internacional Público
_ Projeto com a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília - Esquina da Ciência
_ Projeto de pesquisa em parceria com o Glossário Sirhcal - Olhares sobre Brasília
_ Eventos e atividades em parceria com instituições estrangeiras
_ Parceria com mais de 50 instituições no exterior, distribuídas em 15 países

UCB CONECTADA GLOBALMENTE

Internacionalização permite a interação entre várias culturas por meio do ensino, da pesquisa e da extensão

Por que a internacionalização é importante para o desenvolvimento do estudante?
Em um mundo cada vez mais globalizado, o diploma de graduação por si só já não é um diferencial exclusivo. Nestes termos, sempre que possível, é desejável que o estudante possa efetivamente ter uma experiência internacional, pois neste período da vida ele poderá desenvolver dois tipos de habilidades: aquelas formais ligadas ao dia a dia do processo de ensino e aprendizagem e outras relacionadas ao seu desenvolvimento como indivíduo. Em resumo, aprender a lidar com diferenças culturais que se manifestarão posteriormente no cotidiano do profissional é, sem sombra de dúvidas, um elemento importante que justifica a realização de um período de intercâmbio no exterior.

Como a Católica se destaca no mundo por meio das parcerias com outras instituições?
Creio que em termos de parcerias educacionais merecem destaque dois elementos fundamentais: de um lado, o excelente trabalho feito pelos programas de pós-graduação da Universidade, que atuam como verdadeiros parceiros da área internacional, gerando ganhos para toda a comunidade universitária por meio das diversas parcerias que as redes de pesquisadores prospectam. De outro lado, em termos de ação da ARI (Assessoria de Relações Internacionais), merecem destaque o número de parceiros ativos para fins de mobilidade institucional (intercâmbio) e o fato de que os nossos estudantes de graduação – desde que possuam notas adequadas – podem participar do programa sem se preocuparem com o pagamento de taxas escolares na UCB, nem na Universidade parceira, durante sua estada fora do país. Tais elementos dão à Católica um diferencial importante em termos de internacionalização e de qualidade de parcerias construídas.

Qual a importância do intercâmbio ainda na graduação?
O intercâmbio na graduação se faz importante ao fornecer ao estudante participante a possibilidade de abrir seus horizontes mediante uma experiência educacional diferenciada. No caso específico das Universidades parceiras da UCB, destacam-se a similaridade de propósitos educacionais e a seriedade com a qual a experiência é tratada.
O que representa para a Católica receber estudantes de outras instituições internacionais?
Em resumo, posso afirmar que, para a Católica, receber estudantes internacionais é sempre um motivo de prazer e um grande orgulho, pois cada um dos estudantes oriundos do exterior que recebemos como intercambistas torna-se parte de nossa família acadêmica mesmo após o seu retorno para casa.

Quais os programas de intercâmbio e atividades que exercitam a internacionalização dentro do Câmpus?
Em termos de atividades que estimulam a internacionalização dentro do nosso Câmpus, pode-se destacar, inicialmente, os programas de mobilidade institucional, as ações vinculadas aos nossos parceiros institucionais, a exemplo do Banco Santander e da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e, mais especificamente, as feiras educacionais que realizamos anualmente com universidades estrangeiras. Além disso, têm sido implementadas iniciativas que visam dar ao estudante da UCB o máximo de contato com informações úteis acerca de estudos no exterior, bem como a possibilidade de dialogar com recrutadores de universidades globais de alto nível para cursos de mestrado e doutorado.

Professor Creomar Lima Carvalho de Souza é Assessor de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília



Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Moringa Digital