Graduação / Ciências Biológicas
Laboratórios do Curso de Ciências Biológicas

A formação do Biólogo, seja bacharel ou licenciado, requer um conjunto diversificado de espaços laboratoriais. Estes espaços representam laboratórios didáticos, mas também coleções e espaços de pesquisa, onde são desenvolvidas habilidades para o exercício profissional, em laboratórios específicos. A seguir são apresentados os laboratórios que compõem a infraestrutura para a formação específica no Curso de Ciências Biológicas.

Laboratório de Biologia Celular e Molecular



Tem área total de 112 m², possui uma câmara fria, autoclave, destilador, balança analítica, banho-maria, micro-centrífuga, centrífuga para tubos de ensaio, vórtex, medidores de pH, espectrômetro, centrífuga para cultura de bactéria, transiluminador, estufa de esterilização, equipamento de HPLC e duas salas separadas que servem para preparo de soluções e outras técnicas utilizadas em Bioquímica Básica e Biologia Molecular. Atende, principalmente, às disciplinas: Bases da Biologia Celular e Molecular I e II, Genética e Biotecnologia, Biotecnologia e Biodiversidade, além de disciplinas optativas.


- Laboratório de Botânica com área total de 91,19 m², possui cerca de 750 lâminas com cortes anatômicos, além de uma coleção de plantas avasculares, microscópios e lupas, câmaras de germinação, capela, balanças analíticas, destilador, estufa de circulação forçada, entre outros. Atende às disciplinas obrigatórias de (Fundamentos de Biodiversidade, Introdução à Viridiplantae, Espermatófitas, Fisiologia Vegetal) e optativas dessa área de conhecimento.


- Laboratório de Ecologia tem uma área total de 78 m², possui projetor, sistema de microscópio com captura de imagem e projeção, TV 29’, capela, freezer, geladeira, balanças analíticas e semi-analíticas, agitador de peneiras, medidores de pH de bancada e de campo, equipamentos para análises de água em campo, mufla, entre outros. Atende às disciplinas obrigatórias (Geologia e Paleontologia, Fundamentos em Ecologia, Ecologia e Conservação de Ecossistemas, Inventários e Coleções Biológicas) e optativas dessa área de conhecimento.


Laboratório de Zoologia



Com área de 99,06 m², conta com uma coleção didática com 2.200 amostras em meio líquido ou seco, além de 581 lâminas permanentes de microscopia, além de microscópios, lupas e material para coleta em campo, como redes, armadilhas, entre outros. Atende às disciplinas obrigatórias (Fundamentos de Biodiversidade, Biologia Animal, Introdução aos Metazoários, Arthropoda e filos relacionados, Animais Deuterostômios) e optativas dessa área de conhecimento.


- Laboratório de Histologia e Embriologia com uma área útil de 61 m² atende à disciplina Desenvolvimento Animal. Conta com uma coleção de lâminas de tecidos humanos de animais, além de microscópios e sistema de projeção de lâminas.


- Laboratório de Geotecnia/Solos e Geologia com 70,67 m², atende à disciplina Geologia e Paleontologia. Possui equipamentos como trados, balanças, corer, medidores de pH de campo, agitadores de peneira, extratores de solo.


- Laboratório de Microbiologia e Higiene de Alimentos com uma área de 160,65 m², atende à disciplina Microbiologia Geral, Microbiologia e Parasitologia.


Laboratórios de Prática Profissional:


Laboratório de Biodiversidade Aquática



Com metragem aproximada de 52 m². Possui microscópio invertido, microscópio com câmara clara, microscópio com captura de imagens, estereomicroscópios e coleção de biota aquática. Atende ao desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de biodiversidade aquática, oportunizando a iniciação científica e treinamento em análises biológicas de amostras de água.


- Laboratório de Cultivo de Algas com 29,5 m². Possui fluxos laminares, compressor de ar, purificador de osmose reversa, centrífuga, micro-centrífuga para eppendorf, balança de precisão, vórtex, medidor de luz. Contando com um banco de germoplasma de algas, atende a projetos de pesquisa, treinamento de recursos humanos, como iniciação científica e treinamento técnico profissional e trabalhos de conclusão de curso.


Laboratórios de Biotecnologia



Tem foco predominante nas atividades de pesquisa e pós-graduação, estes laboratórios também podem ser espaço de formação complementar por meio da iniciação científica e realização de trabalhos de conclusão de curso, além de treinamento técnico e prática profissional.


Horto-Botânico



Conta com duas casas de vegetação climatizadas, duas estufas agrícolas e três viveiros, com um total de 1440 m² de área protegida. Além disso, possui um laboratório para preparação de vasos e coleções temáticas ao ar livre, espalhadas em uma área de cerca de 2500 m². O acervo conta com cerca de 3.000 exemplares, 900 espécies vegetais de cinco continentes, sendo que 75% de todas as ordens conhecidas de plantas com sementes estão representadas, além de vários outros grupos criptogâmicos. Possui 40 clones de material tipo. Atende às disciplinas obrigatórias (Fisiologia Vegetal e Espermatófitas) e optativas, iniciação científica e realização de trabalhos de conclusão de curso, além de treinamento técnico e prática profissional.


Museu Itinerante de História Natural



Com metragem aproximada de 61 m². Comporta uma exposição permanente de animais, plantas e fósseis, com foco evolutivo e conservação da biodiversidade do Cerrado. Os exemplares são preparados, em grande parte, pelos estudantes envolvidos no projeto. Funciona também como um espaço de visitação para estudantes de escolas do ensino fundamental e médio, difusão e popularização da Ciência, iniciação científica e realização de trabalhos de conclusão de curso, além de treinamento técnico e prática profissional.


Sala de Coleções Biológicas



Com 54 m², reúne a coleção científica de Zoologia e o Herbário. A coleção de Zoologia reúne espécimes que, por seu valor para pesquisa, devem ser mantidos separados da coleção didática de Zoologia e Botânica. Atualmente, compreende cerca de 600 exemplares de vertebrados, entre animais em meio líquido e taxidermizados e crânios, e 300 insetos preservados a seco. No Herbário, estão depositados cerca de 2.000 exemplares de exsicatas de plantas vasculares, compreendendo 77 famílias de Angiospermas basais e Eudicotiledôneas. Esse espaço é próprio para atividades de iniciação científica e realização de trabalhos de conclusão de curso, além de treinamento técnico e prática profissional.


- Laboratório de Ensino em Ciências: localizado no Bloco M - sala 225, com 80,10 m².


Todos estes ambientes são bem equipados e atendem às particularidades de cada área das Ciências Biológicas, nos quais são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ademais, o suporte técnico às atividades práticas nestes espaços é realizado por profissionais habilitados.

Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital