Graduação / Física
Seminários Integradores de Ciências

SOBRE

Esta atividade interdisciplinar tem por objetivo formar uma comunidade de diálogo e interação entre as licenciaturas, que possibilite integrar alunos e professores dos cursos de licenciatura da UCB em debates sobre a Ciência, área de atuação profissional, pesquisas realizadas nessas áreas, discussões sobre o ensino dessas áreas no contexto atual.

EQUIPE ORGANIZADORA

Profa. Dra. Silvia Keli de Barros Alcanfor – Assessoria de Extensão Química;
Profa. MSc. Luciani Tavares – Assessoria de Extensão Física;
Prof. MSc. Wesley Ferreira Lopes – Assessoria de Extensão Matemática.


1º Seminário: Thank you Mr. Scientist

Palestrante: Prof. Dr. Diego Oliveira Nolasco da Silva
Data: 05/04/17
Local e horário: Auditório do Bloco K a partir das 21h

Resumo:
Numa fala rica em referências e inspiradora por essência, o professor e cientista Diego Nolasco nos convida para uma viagem por um mundo onde o desenvolvimento intelectual e a razão dirigem todas as ações. De maneira simples e irreverente, o professor trata da separação entre os pensamentos oriundos da filosofia, da religião e da ciência, enquanto conduz a plateia por temas como a tentativa de cientifização de crenças e de justificativa de afirmações pseudocientíficas. Com o interesse de fomentar dúvidas e questionamentos, a pretensão da fala é discutir ideias e promover a construção de uma sociedade em busca de conhecimento.


2º Seminário: EXOPLANETAS: poderemos morar lá?

Palestrante: Prof. Dr. Claudio Manoel Gomes de Sousa
Data: 27/04/17
Local e horário: Auditório do Bloco K a partir das 21h

Resumo: Nesse seminário serão mostradas as técnicas utilizadas para a detecção de planetas exteriores, alguns dos resultados obtidos até o momento, e uma inevitável comparação sobre a questão ambiental no nosso planeta. Em seguida, no formato de um debate, exploraremos as ideias do público sobre a possibilidade de a humanidade habitar esses planetas.


3º Seminário: Técnicas Eletroanalíticas: um Espectro de Aplicações.

Palestrante: Prof. Dr. Jonatas Gomes da Silva
Data: 15/05/17
Local e horário: Auditório do Bloco K a partir das 21h

Resumo: A voltametria é uma técnica eletroquímica que estuda as relações entre o potencial, a corrente e o tempo, durante a eletrólise da espécie de interesse (analito). Nessa técnica, um potencial variável (sinal de excitação) é aplicado sobre uma célula eletroquímica e uma resposta de corrente, que é proporcional à concentração do analito, se desenvolve em função do sinal de excitação. A voltametria é amplamente utilizada em análises químicas de rotina e de pesquisa, como por exemplo: forense; clínica; alimentos; bebidas; ambiental; e agrícola.


4º Seminário: Recepção aos Calouros - Física e Química

Palestrante: Professores e veteranos dos cursos
Data: 23/08/17
Local e horário: Auditório do Bloco K a partir das 21h

Resumo: Neste encontro faremos a apresentação dos cursos e um momento de socialização entre professores, veteranos e calouros!

5º Seminário: Profissão Docente: lutas, incertezas e perspectivas

Palestrante: Prof. Dr. Célio da Cunha
Data: 06.09.2017
Local e horário: Auditório do Bloco K a partir das 21h

Resumo:
Em meio a tantas discussões e incertezas acerca da Educação no Brasil, o Prof. Célio da Cunha traz uma discussão acerca da profissão docente na contemporaneidade, com o propósito de contribuir para a formação dos futuros licenciados pela UCB.

O Prof. Célio da Cunha é Bacharel e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1968), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1980) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília - área de concentração: políticas públicas de educação e história das ideias pedagógicas. Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (aposentado) membro do Comitê Científico da Revista Brasileira de Pós-graduação (RBPG) da Capes e do Conselho Editorial das revistas Linhas Críticas (UnB), Ensaio (Fundação Cesgranrio), Política e Administração da Educação (Anpae) e Integração e Conhecimento do NEIES-Mercosul. Atuou como coordenador editorial e assessor especial da UNESCO no Brasil na área de educação por vários anos. Tem livros e artigos publicados e experiência em políticas públicas de educação. Foi analista de ciência e tecnologia e Superintendente da área de Ciências Humanas e Sociais do CNPq e Diretor e Secretário Adjunto de Política Educacional do MEC. No início da carreira, dirigiu o Departamento de Ensino e Pesquisa da UFMT.


6º Seminário: A Ciência e a Perícia Criminal


Palestrante: Prof. Dr. Thiago Borduqui e Emiliano Luiz Neto
Data: 31/10/17
Local e horário: Auditório do Bloco K a partir das 21h

Resumo: A perícia criminal é a atividade de análise e interpretação de vestígios materiais com o intuito de reconstruir, com lastro de cientificidade, um fato possivelmente criminoso. Nesse sentido, o perito criminal atua como um cientista, que aplica seus conhecimentos e métodos a fim de melhor prover o investigador e o julgador. Neste seminário será discutido o caráter científico da perícia criminal e suas implicações penais, bem como serão apresentadas técnicas, em diversas áreas da ciência, utilizadas na resolução de crimes.

Organização: Assessoria de Extensão Física


7º Seminário: Avaliação formativa x Metodologias ativas na formação de professores

Palestrante: Prof.ª Dra Erondina Barbosa da Silva

Data: 13/11/17

Local e horário: Auditório do Bloco K a partir das 21h

Resumo: Muito se tem discutido sobre as metodologias ativas, sobre a possibilidade de o estudante ter um papel mais ativo em sua própria aprendizagem. Sobre a possibilidade de uma organização do trabalho pedagógico menos centrada nas ações do professor e mais centrada nas ações dos estudantes. Uma organização do trabalho pedagógico em que a aprendizagem significativa ganha centralidade. Os processos avaliativos, do mesmo modo que os conteúdos e as metodologias, são parte integrante do trabalho pedagógico e devem estar orientados não apenas por normas, mas por objetivos. Desta forma, o que se questiona e o que se pretende discutir na roda de conversa é como construir um processo avaliativo que seja coerente com as metodologias ativas, que tenha o caráter formativo e contribua para o pleno desenvolvimento do estudante, do professor, do curso e da instituição.

Organização: Assessoria de Extensão matemática

Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital