Graduação / Ciências Econômicas
Nossa História

A história da UCB está ligada à própria organização da UBEC, em 1972, graças à iniciativa de diretores de Colégios Religiosos de Brasília, sob a liderança do Padre José Teixeira da Costa Nazareth. Em um primeiro momento, foi criada a instituição responsável por manter a futura Universidade Católica de Brasília, a União Brasiliense de Educação e Cultura. Logo em seguida, foi criada a Faculdade Católica de Ciências Humanas (FCCH), em 1974, como primeira unidade de ensino.

O primeiro curso de Ciências Econômicas oferecido na região Centro-Oeste, ainda no início da década de sessenta do século passado, foi o da Universidade de Brasília. Posteriormente, com o surgimento de novas Instituições de Ensino Superior (IES), abrem-se novos cursos de Economia, como o da Faculdade Católica de Ciências Humanas (FICCH), que surgiu em 1974, juntamente com o nascimento da própria Instituição. Desde então, vem cumprindo os seus objetivos de formar profissionais em economia com perfil diferenciado e ajustado ao mercado de trabalho da Capital Federal.

A autorização para implantação do curso de bacharelado em Ciências Econômicas da UCB foi dada pelo Decreto nº 73.813/74 (Parecer CFE/MEC nº 680/74). O ato de criação foi a Portaria Ministerial do MEC nº 1.827, de 28 de dezembro de 1974, publicada no Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 1974. O reconhecimento do curso foi dado pelo Decreto nº 79.845/77, publicado no Diário Oficial da União de 24 de junho de 1977 (Parecer CFE/MEC nº 1.200/77).

Ao longo desses anos, o curso de Ciências Econômicas passou por um processo contínuo de aperfeiçoamento, adequação às novas realidades e amadurecimento, incluindo alterações em suas grades curriculares e inovações pedagógicas. Esse processo permitiu um crescimento junto com a Instituição e vem gerando, cada vez mais, a reputação merecida de quem trabalha numa perspectiva de que a melhoria deve ser uma busca constante. Esse processo contínuo de aperfeiçoamento e adequação às novas realidades é balizado pelas avaliações internas e externas à Instituição. Internamente, o curso de Ciências Econômicas é frequentemente avaliado pelo Programa de Avaliação Institucional da UCB. Este programa organiza pesquisas periódicas sobre a percepção dos alunos em relação ao curso e aos professores, sendo que o Curso de Economia tem obtido resultados muito satisfatórios. Além dessas avaliações, o resultado da avaliação do nosso programa de pós-graduação pela CAPES, obteve nota 6 em sua última avaliação quadrienal, o que chancela a qualidade de excelência do nosso programa.

Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital