Graduação / Ciências Econômicas
Nossos Diferenciais

É importante destacar que o curso de Ciências Econômicas da UCB está inserido no contexto de uma Universidade. Diferentemente de Faculdades e Centros Universitários, um dos fatores que qualifica uma Universidade é sua abrangência no ensino. Para que uma Instituição de Ensino Superior seja qualificada como Universidade, são necessários que se atinjam alguns requisitos mínimos, entre eles uma pluralidade de cursos de graduação e de pós-graduação. Essa abrangência aumenta a integração entre os cursos e, consequentemente, a qualidade e o potencial do processo educacional vivenciado.

Outro aspecto fundamental que qualifica uma Instituição de Ensino Superior (IES) como Universidade é a existência da tríade ensino-pesquisa-extensão. A UCB, além de abraçar e valorizar essas três dimensões do ensino superior, tem a premissa básica da indissociabilidade entre elas. Acredita que a formação integral do estudante não é possível se estiver restrita às salas de aulas, mas que deve ser complementada por grupos de estudo, atividades laboratoriais, extraclasse, de extensão e de pesquisa. Assim, disponibiliza aos estudantes diversas possibilidades entre cursos de extensão, laboratórios de finanças aplicadas, participação em projetos comunitários, iniciação científica, empresas juniores, seminários, monitorias, entre muitas outras atividades que não encontrariam numa Faculdade ou num Centro Universitário.

Outra possibilidade é o engajamento dos alunos nos Programas de Pós-graduação da UCB. Dentro dessa perspectiva, existem alternativas que podem ser facilmente aproveitadas e não necessariamente excludentes: i) Programas de Mestrado e Doutorado stricto sensu em Economia, ambos com perfis acadêmicos e altamente reconhecidos pelo MEC (nota 6 na avaliação da CAPES de 2017); e ii) Programas de Especialização profissionalizantes em áreas afins e complementares, como as pós-graduações lato sensu Mercado Financeiro e de Capitais e Econometria e Métodos Quantitativos em Finanças.

Outro diferencial importante do curso de Economia da UCB é seu enfoque aplicado. Sem comprometer a formação ampla e crítica, científica e tecnicamente bem fundamentadas, o curso se destaca pelo foco na aplicabilidade dos conceitos, técnicas e instrumentos da profissão do economista. O curso parte da concepção de que é importante compreender “o porquê”, mas é preciso também a aprender “a fazer” e que isso está diretamente associado ao processo de aprendizagem. Entende também que o conhecimento e o domínio de técnicas e de instrumentos específicos podem representar um diferencial importante para o jovem no mercado de trabalho.

Além de tudo isso, é preciso reconhecer a existência da excelente infraestrutura disponibilizada pela Instituição. A UCB possui excelentes salas de aula, incluindo salas TOPs (com computadores, data show e outros equipamentos), bibliotecas, áreas de esporte e lazer, entre muitas outras vantagens para o estudante, como os profissionais de segurança e a Brigada de Incêndio. Tudo isso contribui para o processo de formação do aluno, que não apenas obtém um título superior, mas tem a possibilidade de viver realmente uma “vida Universitária plena e segura” durante seu processo de formação.

Vale a pena ressaltar o aspecto de a UCB ser uma Universidade particular. Não raro, somos noticiados pelos jornais acerca de paralizações, desordens, insegurança e diversos outros transtornos que afligem a Universidade pública brasileira, infelizmente. Todas essas tribulações são obstáculos ao adequado aprendizado e, portanto, à carreira profissional que, frequentemente, não são consideradas no custo do ingressante ao Ensino Superior. A Universidade Católica propicia aos seus alunos a ausência completa desses empecilhos à adequada e reta formação acadêmica. A UCB dispõe de um campus integralmente murado, com câmeras de segurança, brigada de incêndio, vigilância eletrônica, iluminação nos estacionamentos, adequada poda de árvores e agentes de seguranças treinados pela PMDF.

Além de toda essa infraestrutura de segurança, a UCB também conta com um ambiente favorável à interação entre os estudantes, com diversos jardins e centros de convivência colocados à disposição da comunidade. Todas as salas de aula são equipadas com Datashow e os nossos professores são orientados a utilizar metodologias ativas capazes de aumentar a concentração e o interesse dos alunos durante as aulas. Contamos com um corpo docente deveras qualificado, motivado e atuante em repartições públicas e no ambiente acadêmico internacional. Frequentemente, nossa fanpage no Facebook® divulga as principais publicações científicas, congressos e projetos aqui desenvolvidos.

Para além de todos esses diferenciais já expostos, nosso curso oferece ênfase em Finanças, o que representa uma grande vantagem sobre os cursos de Economia em geral que, normalmente, não oferecem uma vasta formação técnica e prática em finanças. Desse modo, nosso egresso, além de possuir todo conhecimento exigido de um bacharel em Economia, também terá conhecimento relevante na área de Finanças, tendo cursado mais de 500h de disciplinas desse eixo. Isso pode ser traduzido em maior facilidade de inserção no mercado de trabalho, níveis maiores de desafios profissionais e salários mais valorizados.

Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital