Pós-Graduação / MESTRADO PROFISSIONAL INOVAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E ECONOMIA CRIATIVA
Grade curricular e ementas

1. Grade curricular

O Mestrado se efetiva mediante a obtenção de 32 créditos e 60 horas de Atividades Complementares:

I - 16 (dezesseis) créditos de disciplinas obrigatórias;
II – 8 (oito) créditos de disciplinas optativas;
III - 8 (oito) créditos de qualificação e defesa de Dissertação/Produto.
IV – 60 horas de Atividades Complementares

Segue abaixo a grade curricular do Programa com as ementas das disciplinas:

2. Ementas

Disciplinas obrigatórias

Epistemologia


Definição de conhecimento: crença, verdade e justificação. Fontes do conhecimento: percepção, razão, memória, testemunho. Justificação: inferência, certeza e confiabilidade. Ciência e demarcação: confirmação, falsificação, paradigma, programas de pesquisa. Realismo e antirrealismo científicos. Delineamento, método e técnicas de pesquisa. Procedimentos de elaboração de projeto de dissertação e de tese.


Fundamento Teóricos e pesquisa Aplicada em Comunicação e Economia Criativa

Pesquisa em Comunicação. Sociedades científicas em Comunicação. Teorias da Comunicação e da Economia Criativa. Epistemologia. Ciência e conhecimento científico. Procedimentos em metodologia do trabalho científico: construção do objeto, projeto de pesquisa, problema, hipótese, heurística e variáveis. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação: pesquisa quantitativa e qualitativa. Perspectiva científica em PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação) aplicada a setores criativos.


Empreendedorismo em Economia Criativa

A cultura como vetor de inovação e desenvolvimento de processos criativos. Os conceitos da moderna economia: artístico e estético. Modelos de financiamento em projetos criativos. Projetos e plano de negócios em economia criativa e da cultura. Migração da arte, da cultura, da moda e outras atividades criativas para o campo dos negócios. Crowdfunding. A cultura como Recurso. Cenários ambientais, novos mercados e atividades da economia criativa. Políticas públicas para incentivo das atividades criativas. Coworking e novas formas de organização do trabalho. Empreendedorismo e liderança criativa. Inovação e criação de startups.


Comunicação e processo criativo

Estudos e práticas criativas a partir de vértices distintos, partindo da ideia de que a criatividade surge com o contato com o novo e com o inusitado. Investigação da imaginação e da comunicação a partir de paradigmas que vêm da filosofia e das próprias teorias da comunicação. Noções do senso comum e teorias da física e da evolução modernas.


Optativas Linha 1 " Estratégia e Gestão Comunicacional

Comunicação, Inovação e Estratégia

Articula os conceitos de comunicação, estratégia e inovação, com o objetivo de refletir sobre a gestão da comunicação, suas relações com as decisões organizacionais e com os processos de formação de estratégias em contextos da economia criativa. Discute e analisa práticas e técnicas de pesquisa, planejamento, execução e avaliação da comunicação, incluindo o design thinking, o gerenciamento de projetos, o marketing interativo e digital.

Organizações e Tecnologias para Inovação

Conceitos, tendência e estratégias de inovação na comunicação feita pelos indivíduos e pelas organizações. Inserção das tecnologias digitais na comunicação: na produção, no consumo, no suporte e na audiência. Questões relacionadas a tecnologias vestíveis e móveis, correlacionando-as à sociabilidade, ao ciberespaço e a suas potencialidades. Usos e implementação de estratégias comunicacionais inovadoras utilizando diferentes tecnologias, pessoais ou institucionais.

Políticas e legislação em Setores Criativos

Estrutura e conjunturas de Estado como ente regulador de modelos e sistemas de comunicação e cultura na democracia. Política de comunicação e de política cultural. Formulação, implementação e avaliação de políticas, programas e projetos. Governança e financiamento de programas culturais. Legislação no Executivo: Ministério da Cultura e Governo do Distrito Federal. Legislação no Legislativo: Congresso Nacional e Câmara Distrital do Distrito Federal. Organismos Internacionais e Sociedade Civil Organizada. Políticas públicas de incentivo e de estruturação de mercados. Relações entre Estado, Mercado e Terceiro Setor. Estudo de casos em legislações específicas.

Tópicos Especiais 1

Esta disciplina de ementa e bibliografia abertas permite explorar conteúdos que forem identificados como necessários ao melhor desempenho dos alunos e a seus projetos de pesquisa e produção, ou que correspondam a pesquisas e leituras realizadas por professores pesquisadores a serem compartilhados e transformados em conteúdo didático.

Optativas Linha 2 " Produção em audiovisual e mídias digitais

Estudos Dirigidos em Comunicação, Cultura e Visualidades


Discussões sobre temas, questões e literatura que orientam estudos sobre comunicação, cultura e visualidades. Detalhamento de princípios metodológicos e novas linguagens a serem aplicadas tanto na produção de trabalhos teóricos quanto no desenvolvimento de produtos comunicativos e artísticos como ensaios e séries fotográficas, fotolivros, livro-reportagens, vídeos e filmes documentais, webdocumentários, entre outros.

Construção de Narrativas e Sistemas de Circulação

Conhecer tráfego de conteúdos pelas indústrias de audiovisual e da informação - da indústria logicial (computacional/informacional) e a indústria de conteúdos (entretenimento/informação). Compreender a convergência digital, a economia do afeto. Conhecer e desenvolver projetos de narrativas complexas (seriadas) e narrativas multiplataforma.


Experimentos Audiovisuais para Mídias Digitais

Examinação da cultura e imaginários do audiovisual em geografias, épocas e gêneros distintos, visando a compreensão e capacidade de elaboração de produtos que referenciem e dialoguem com o conhecimento e as imagens contemporâneas. Arqueologia da imagem audiovisual a partir de sua multiplicidade, mutável de acordo com os avanços tecnológicos e transformações culturais: cinema, televisão, internet, games. Debate sobre o estatuto da imagem audiovisual na contemporaneidade a partir de suas origens. O audiovisual como potência criativa. Execução de experimentos, pelos alunos, a partir das propostas estudadas.


Tópicos Especiais 2

Esta disciplina de ementa e bibliografia abertas permite explorar conteúdos que forem identificados como necessários ao melhor desempenho dos alunos e a seus projetos de pesquisa e produção, ou que correspondam a pesquisas e leituras realizadas por professores pesquisadores a serem compartilhados e transformados em conteúdo didático.

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