Pós-Graduação / Educação
Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília, visa à formação de pesquisadores e de profissionais da educação. Os mestres e doutores formados podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais, na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação, na gestão educacional e na formulação e análise de políticas públicas, em nível executivo, de assessoramento ou de consultoria.

O programa foi criado em 1994, começando suas atividades com o mestrado e, a partir de 2009, com o doutorado. Nesses 20 anos de atuação, formou-se 410 mestres e 15 doutores. Além dessa atuação específica, no Stricto Sensu, houve um empenho no desenvolvimento de projetos de pesquisa, um envolvimento com o ensino graduado e com a extensão, no sentido de tornar o programa uma referência no processo de ensino-aprendizagem e na responsabilidade social.
Neste percurso é oportuno registrar que, em 2002, foi criado o Observatório de Violências nas Escolas, em 2004, foi realizado um Seminário de comemoração dos 10 anos do Programa com a presença de pesquisadores internacionais, como Humberto Maturana. Em 2006, fortaleceu-se um procedimento de parcerias intra-institucionais, por meio de atividades conjuntas com os Programas de Stricto Sensu e da graduação.

Ao final desse período, concretizaram-se as parcerias inter-regionais entre Programas Stricto Sensu do Centro-Oeste. Entre as universidades que integram o Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste se estabeleceu um intercâmbio estruturado principalmente, a partir da organização contínua dos Encontros de Pesquisa. Isso possibilitou uma sólida parceria entre os participantes e, como produto desses eventos, pode-se salientar a organização e publicação de livros e artigos com a contribuição de vários professores.

Em 2008, iniciou-se um trabalho de parceria inter-institucionais, principalmente, por meio da criação da Cátedra UNESCO: Educação, Juventude e Sociedade, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o trabalho com Crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial. Esse projeto deu início a um grupo de trabalho e a uma ampla rede de pesquisa vinculada à ANPEP, por intermedio do GT Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade. Ademais, ao final de 2009, iniciou-se uma parceria de pesquisa sobre formação de professores com a UFPB e a PUC- SP no contexto do programa PROCAD da CAPES.

É oportuno destacar, ainda, o processo de internacionalização do Programa, por meio da participação de uma rede de pesquisa, incluindo a Universidade do Minho (Portugal), Universidad Federico Vilarreal (Peru), University of Urbana, Champaign (USA) e Universidad del Valle (Colômbia), bem como, pela participação do Fórum Internacional sobre Transdisciplinariedad y ecoformación en la práctica: Buscando la Innovación y Creatividad Docente. Também, estão se desenvolvendo pesquisas na área de Pedagogia Social em parceria com a Universidade de Siegen, Alemanha e Sanna Hyynänen, da Universidade de Tempere, Finlândia. Um trabalho intenso de internacionalização deu-se, ainda, com a Universidade de Alberta e de Ottawa, no Canadá, por meio de intercâmbio de professores e estudantes.
 

 

 
 

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