Pós-Graduação / Educação
Egressos

Depoimentos
Egressos do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação



Muitos dos mestres que formamos experenciaram incrementos importantes em seus cargos profissionais e salários, alguns deles passando a ocupar posições de destaque em órgãos públicos ou privados.

Leia alguns depoimentos de ex-alunos deste Programa:

“Olá! O Mestrado foi muito importante para mim. Atualmente, ministro aulas de Português no Colégio Militar de Brasília. Com o Mestrado, meu salário aumentou em torno de 50%, além de outras vantagens. O reconhecimento da instituição em relação a mim melhorou. Como houve grande incentivo à pesquisa, participo hoje de um grupo com esse fim na UnB, onde ingressei no Doutorado (Linguística) no final de 2008. Além do mais, não falta proposta de trabalho em Universidades/Faculdades na área de docência. Nos dois semestres do ano passado, por exemplo, trabalhei na Universidade Católica e comecei (este ano) na Unicesp”
Elizete Cristina de Souza

“Atualmente, trabalho como Diretora Acadêmica em uma Instituição de Ensino Superior. Certamente, o mestrado me ajudou muito, considerando especialmente as exigências do MEC para esse ramo de atividade”
Janete Palazzo

“O Mestrado me ajudou: sou convidada para fazer palestras na cidade e região; dou entrevistas em rádio e TV Local; presto assessoria a algumas secretarias de educação na elaboração do plano de educação”
Gabriela Sousa Rego Pimentel

“Desempenho a função de coordenadora de curso (Pedagogia). O mestrado ajuda de maneira significante na atuação enquanto coordenadora. É requisito básico da instituição o título de mestre para desempenho da função de coordenador. Ademais, as disciplinas e as pesquisas realizadas no mestrado auxiliam no acompanhamento dos professores e alunos”
Zenaide dos Reis Borges Balsanulfo de Oliveira

“Atuo como diretora de uma escola de Ensino Fundamental. Sou coordenadora do curso de Letras da Faculdade JK, ministro aulas na Faculdade Anhanguera e sou tutora da Gama Filho em cursos à distância. O Mestrado em Educação foi de suma importância na minha vida profissional. Abriu portas e possibilitou-me trabalhar em várias vertentes”
Fernanda Marsaro dos Santos

“Atualmente estou trabalhando como professora em Instituição de Ensino Superior, no curso de Pedagogia, em disciplinas da área de Matemática e Estágio Supervisionado. Penso que minha formação no mestrado tenha realmente me ajudado a ingressar nesta nova etapa”
Sônia Regina Basili Amoroso

“Quando fiz a prova para o concurso, o mestrado foi essencial para que eu resolvesse as questões de políticas públicas educacionais, que foi o diferencial na prova, já que poucas pessoas possuíam conhecimento dessa área. O Mestrado em Educação foi essencial para que eu fosse lotada na assessoria da presidência do FNDE, assim que tomei posse, em abril de 2009. Os conhecimentos adquiridos no Mestrado são essenciais para meu cargo, pois trabalho diretamente na área e Gestão e Políticas Públicas Educacionais. Com o título de mestre, possuo um acréscimo de mil reais em minha remuneração”
Luciana Mendonça Gottschall

“Com essa experiência me tornei um profissional da educação muito mais consciente no tocante a análise do processo de ensino e aprendizagem, com meus alunos, em busca de novas metodologias e técnicas de ensino, o que tem ajudado muito num desempenho muito melhor em relação aos resultados, principalmente, da aprendizagem”
Osvaldo Pereira de Souza

“O Mestrado me ajudou muito. Atualmente estou trabalhando como Assessora do Diretor e Coordenador. Meu trabalho serviu para que nosso plano de capacitação (PIDRH) sofresse mudanças, melhorando o que existia. Atualmente me sinto segura para ajudar colegas e amigos que se interessam em fazer o mestrado ou pós Lato Sensu, orientando os mesmos a como agir para chegar ao processo de seleção e projeto. Todo crescimento é maior que tudo isso. É indescritível”
Elenita Alves de Moura

“Minha atividade profissional atual é de coordenação pedagógica nacional do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR). O mestrado ajudou muito, minha atividade profissional é diretamente ligada pesquisa desenvolvida "Contribuições da Pedagogia da Alternância para o Desenvolvimento Sustentável: Trajetórias de Jovens Egressos da Escola Família Agrícola”. Foi durante a minha participação no mestrado que fui convidada para ser coordenadora pedagógica do Cedejor e atuar na preparação de educadores e na formação de jovens rurais em um programa "Programa Empreendedorismo do Jovem Rural" com aplicação da Pedagogia da Alternância”
Aparecida Maria Fonseca

“Bem, a minha atividade profissional atual é como professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação, onde já trabalhava na época do mestrado, mas com certeza o mestrado me ajudou muito para a eficácia das atividades que desenvolvo em meu atual posto, como coordenadora de informática na educação, acompanhando todos os projetos de inserção e utilização das tecnologias na educação, nas escolas públicas do DF. Além deste, desenvolvo ainda, atividades de tutoria on-line em educação a distância em diversos cursos oferecidos pela Universidade de Brasília”
Karine Xavier Soares Silva

“Gostaria de reiterar a importância do Mestrado em Educação realizado nessa honrosa instituição de ensino superior, posto que me permitiu avançar na minha trajetória acadêmica com meu ingresso no Doutorado em Educação da UnB. A experiência adquirida com minha inserção como pesquisador, assim como o arcabouço teórico construído com as leituras no mestrado foram de fundamental relevância para o meu ingresso no doutorado. Sem mais para o momento, uso da ocasião para apresentar-lhe meus protestos de elevada estima, bem como a todos os professores do programa”
Severino Vilar de Albuquerque

“No momento não estou trabalhando, estou me dedicando à elaboração da tese de doutorado e a escrever artigos correlatos à criatividade na educação. O mestrado foi ótimo para mim, uma visão nova das coisas da educação, um alargamento de horizontes, sobretudo a área que escolhi para dissertação e agora a tese: a criatividade humana. E quando aparece alguma solicitação de consultoria, eu faço, na área de criatividade na educação”
Zélia Maria Freire de Oliveira

“Estou ocupado com atividades com o ensino médio da rede pública do Distrito Federal, Atualmente ocupo a função de coordenador pedagógico, em uma escola com aproximadamente três mil alunos e uns oitenta professores. O mestrado ajudou a estar atento às situações em que se exige intervenção de instituições parceiras da escola, por exemplo o Conselho Tutelar; auxiliou também, na qualificação para pesquisa e preparação de materiais necessários ao trabalho pedagógico na escola; e, por ultimo, ajuda a levantar a auto-estima diante da comunidade escolar, que aprecia professores com extensa formação teórica e prática”
Heitor Pereira Silva

“Depois da conclusão do Mestrado passei a atuar como Tutora e membro da Banca, no Curso de Especialização em Gestão Escolar, dado para a equipe diretiva das escolas Públicas do DF, ministrada pelo Centro de Formação da UnB-CEFORM, em Convênio com o MEC e a SEDF”
Maria Jeanette Pereira de Amorim Martins Ribeiro

“O Mestrado em Educação me abriu portas para a vida Acadêmica. Desde de 2008 dou aulas na graduação na Faculdade FTB/Unisaber, na pós graduação da faculdade IESGO-Go e atualmente trabalho na pós graduação a distância no IESB”
Ana Helena Rodrigues Guimarães

“Minha atividade profissional principal é Gerente de Projetos de Automação Contábil. O mestrado tem me ajudado, indiretamente, na minha atividade profissional em função dos novos conhecimentos adquiridos e compartilhados com os professores e mestrandos. Na minha atividade de Educador do Banco do Brasil, tem sido de grande importância, tanto em função do já descrito acima, como também por me posicionar e/ou reposicionar diante de teorias, metodologias, didáticas etc, o que me permitiu dar um salto de qualidade na condição de Educador Corporativo”
Ricardo Costa Macedo

“Atualmente sou professora Assistente I, na UFPA (Universidade Federal do Pará), cargo efetivo. O mestrado foi fundamental para ingresso na carreira de docente do ensino superior, visto que a formação mínima exigida para o cargo é mestrado”
Kátia Regina da Silva

“Atualmente sou servidora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, professora do IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília) e consultora da Universidade de Brasília (formação de professores). O mestrado contribuiu significativamente para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho e também para meu aprimoramento profissional”
Paula Fernanda de Melo Rocha

“Sou professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, sendo que neste ano estou atuando como professora regente numa turma de terceiro ano do ensino fundamental de nove anos. Trata-se dos primeiros anos de escolaridade e portanto, ainda da fase de alfabetização. Como minha pesquisa foi exatamente nesta área, todo o estudo tem sido muito importante para a minha atuação”
Elizabeth Siqueira Madureira

“Antes de concluir o mestrado, já atuava como professor universitário em IES particulares. Após a conclusão, tive um aumento financeiro no valor da hora/aula (aproximadamente 30%) além de poder participar do Núcleo de Pesquisas da instituição. Sem dúvida, além do aspecto acadêmico e o respeito profissional que o mestrado proporciona, houve melhora no salário”
Ângelo José Penna Machado

“Sou Diretora da OEI - Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - no Brasil. O mestrado ajudou na minha atividade profissional. Proporcionou-me maior capacidade de liderança e dinamismo”
Ivana de Siqueira

“Minha atividade continua sendo a de aposentada como professora da Secretaria de Educação do DF, oficialmente. Mas atuo como revisora free lance, de monografias, dissertações e teses. Obviamente que o fato de ter feito mestrado deu-me o preparo necessário para atuar com esse tipo de supervisão que envolve não só a revisão básica e a estrutural, como a clareza na transmissão do conhecimento científico, a excelência na produção textual, a normatização e a fundamentação”
Aparecida Cléia Gerin

“Sou membro efetivo da equipe de Educação da minha Província e presto Assessoria Pedagógica nas Escolas pertencentes à mesma. Faço parte do Conselho Executivo da Rede Católica de Educação e integro a Equipe de coordenação de um Curso de Formação destinado a leigos e leigas que atuam nas Escolas Católicas a ela associadas. Integro a Comissão de Educação e Cultura e Comissão Central em preparação ao XVI Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá em Brasília de 13 a 16 de maio de 2010. O Mestrado proporcionou maior segurança e amplitude de visão em relação à Educação. Pelo estudo realizado, tem-se maior firmeza nas convicções pedagógicas, assim como dos teóricos que as fundamentam; ofereceu incentivo para a elaboração de artigos que poderão contribuir para novas reflexões na e da área; A percepção e o sentimento que perduram é de que não se pode parar e sim avançar na busca de maiores conhecimentos em meio a uma sociedade em constantes e contínuas mudanças”
Olmira Bernadete Dassoler

“Conclui o mestrado em Educação no dia 11 de maio de 2007. Trabalho atualmente na faculdade Anhanguera de Brasília (antiga faculdade JK) e na faculdade Fortium. Exerço a docência no curso de Pedagogia. Com certeza o Mestrado facilitou-me o ingresso nas instituições onde trabalho e também proporcionou-me mais segurança no exercício profissional”
Vilma de Souza Rocha Amorim

Gostei muito dos depoimentos do egressos do mestrado da UCB foi muito bom ler de alguns colegas de minha época. Gostaria que publicassem o meu agora. rsrrs "O mestrado foi o divisor das águas em minha vida. Aprendi muito a dinâmica adotada pela universidade foi excelente. Atualmente sou aluno do doutorado em educação pela PUC-GO e estou aproveitando e aprofundando muito do que aprendi no mestrado. O mestrado abriu muitas oportunidades de novos empregos fechou algumas também é claro. No entanto tive ganhos salariais bastante significativos e a realização pessoal essa foi marcante e será para a vida toda. Sou professor da Universidade Estadual de Goiás e Assessor Pedagógico da Secretária Municipal de Educação da cidade de Anápolis - GO onde coloco em prática bons ensinamentos do mestrado"
Marcio Leite de Bessa

Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Quem faz? Moringa Digital