Pós-Graduação / Educação
Parcerias internacionais

Projeto de internacionalização do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação


O processo de internacionalização tem sido uma interessante estratégia de qualificação das universidades, ampliando seus limites de ação, produção e disseminação de conhecimento.
Qualificar o Programa de Pós-graduação em Educação a partir da ampliação de sua interlocução com outros programas no Brasil e no mundo é o objetivo da parceria que está sendo firmada entre a Universidade Católica de Brasília, por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, e três renomadas universidades: Universiät Siegen, na Alemanha; University of Alberta, no Canadá e uma terceira universidade de grande porte a ser confirmada, nos Estados Unidos.
A parceria consiste na vinda de professores dessas instituições para desenvolver pesquisa, ministrar disciplinas e orientar alunos do doutorado. É previsto, ainda, que nossos alunos de doutorado façam parte dos seus estudos na universidade parceira, na forma “sanduíche”. Em contrapartida, a UCB deverá receber alunos das universidades parceiras para estudos em estágio doutoral ou pós-doutoral.
A previsão é de que essa parceria inicie no 2º semestre de 2011!
No entanto, a inserção internacional do Programa já ocorre desde 2006, por meio de atividades de cooperação realizadas pela Profª Maria Cândida Moraes, junto ao Grupo de Investigación y Asesoramiento Didáctico - GIAD, del Dpto de Didáctica y Organización Educativa da Universidade de Barcelona - UB, do qual faz parte como pesquisadora convidada. Desde 2005, é professora-visitante da UB, tendo proferido diversos seminários junto ao Programa Máster de Educação, do Departamento de Orientação Educacional - DOE/UB, daquela Universidade.
Sua participação estende-se à coordenação adjunta de duas Redes Internacionais, com sede na Universidade de Barcelona: Rede Internacional de Ecologia dos Saberes/UB – RIES/UB, coordenada por Saturnino de la Torre, que congrega 15 universidades européias e latino-americanas; e Red de Formación Universitaria Transdisciplinar - REDFUT, com sede em Barcelona/Espanha, voltada para a formação e pesquisa, a partir de um enfoque transdisciplinar com vistas à inovação e a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. É um projeto que pretende unir os focos de formação e pesquisa transdisciplinar e ecoformadora que integra 10 universidades: na Espanha (UB, UAB, UNED) e na América Latina: Bolívia (EMI/La Paz), Peru (URP/Lima) e Brasil (UCB/DF, FURB/SC, UNIBAVE/SC, UNIVALE/SC e UNICID/SP).
Como parte das ações desenvolvidas sob o marco destas Redes, destaca-se a colaboração com o Curso de Doutorado em Complexidade e Transdisciplinaridade da Escola Militar de Engenharia de Laz Paz/Bolívia e com a Universidade Ricardo Palma em Lima/Peru, por meio de assessorias e consultorias, realização de conferências, simpósios, cursos de formação de professores, entre outras atividades.
Outras ações importantes são a participação na criação de um Programa de Formação Pós-doutoral Internacional, a ser desenvolvido entre as universidades integrantes do Projeto REDFUT e a contribuição na elaboração do “Documento Para um Pensamento do SUL”, coordenado por Edgar Morin, desde novembro de 2010.
No contexto da parceria com a Universidade de Barcelona é previsto o intercâmbio de alunos para a realização de doutorado sanduíche, bem como a participação do Professor Saturnino de la Torre em projetos de pesquisa na UCB, o que já vem ocorrendo.

GIAD é Grupo de Investigación y Asesoramiento Didáctico (GIAD), del Dpto de Didáctica y Organización Educativa (UB) ver: http://www.ub.edu/doe/recerca/giad/cas/index.html


Acta Creación RIES (Adjunto)

Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Quem faz? Moringa Digital