Graduação / Química
Laboratórios

Estrutura Física do Curso

Laboratórios de Ensino e Pesquisa

A estrutura física do Curso de Química é composta por oito Laboratórios de Pesquisa e Ensino, além dos Laboratórios de Física, Ensino de Ciências, Biologia, entre outros, utilizados pelos nossos discentes ao longo da sua formação profissional. Os laboratórios contêm equipamentos modernos, tais como aparelho de infravermelho (IV), aparelho UV-Visível (UV-Vis), fotômetro de chama, espectrômetro de absorção atômica (EAA), plasma acoplado indutivo/espectroscopia de emissão ótica (ICP-OES), cromatógrafo líquido de alta eficiência (CLAE), cromatógrafo gasoso (CG) e toda infra-estrutura voltada para a segurança e para a prática de disciplinas experimentais.
Um plano de gestão de resíduos foi implantado em todos os laboratórios eliminando qualquer emissão de resíduos químicos no ambiente. Assim, atendendo a filosofia da instituição e as novas tendências mundiais, as fontes de abastecimento de água potável estão sendo preservadas.


Laboratório de Pesquisa em Físico-Química e Química Analítica – M227

Com uma área de aproximadamente 70,00 m2, o Laboratório de Instrumentação e Metodologias Analíticas e Físico-Químicas é um laboratório de Pesquisa que atende a vários professores e estudantes do Curso de Química, onde são desenvolvidos projetos na área de Química Analítica e automação de métodos analíticos. Em adição, projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e de Iniciação Científica (IC) também são desenvolvidos nesse Laboratório, sempre sob autorização do professor-orientador, e compreendem:
• automação de processos químicos relacionados ao desenvolvimento de sistemas para gerenciamento de periféricos, leitura e tratamento de dados experimentais e desenvolvimento de sensores químicos potenciométricos são algumas das atividades de pesquisa desenvolvidas;
• elaboração de experimentos didáticos para enriquecimento curricular nas áreas de eletroquímica e espectrofotometria molecular, desenvolvimento de métodos de análise de água e instrumentação analítica.

Laboratório de Pesquisa em Química Orgânica e Inorgânica – M221

Este laboratório de pesquisa compreende atividade de estudos metodológicos relacionados à síntese, isolamento e purificação de substâncias orgânicas e inorgânicas com aplicações em áreas agrícolas, biológica, farmacêutica, cosmética e veterinária. Com uma área de aproximadamente 45,00 m² proporciona um excelente espaço de desenvolvimento de pesquisas que envolvem fortemente os Cursos de Química e de Farmácia desta Universidade, envolvendo alunos de IC e TCC de ambos os Cursos.

Laboratório de Química Computacional – M334

Ocupando uma área é de aproximadamente 30,00 m², o Laboratório de pesquisa em Química Computacional destina-se a estudos de aplicação de métodos computacionais na modelagem molecular, estudos quantitativos entre estrutura e atividade (QSAR/QSPR) e aplicação de métodos estatísticos multivariados a dados químicos (Quimiometria). É um espaço que também contempla a realização de atividades de Iniciação Científica e de Trabalho de Conclusão de Curso.

Central Analítica –M006

A Central Analítica, com aproximadamente 47,00 m2, é uma central de prestação de serviços de análises químicas, sem riscos biológicos, radioativos ou altamente tóxicos, almejando um cenário para confecção de material didático, como filmes ilustrativos que certamente enriquecem o ambiente de aulas práticas para disciplinas tradicionais ou de cursos de extensão direcionados a estudantes de diferentes cursos e ao público em geral. Equipada com equipamentos de infravermelho (IV) e de UV-Visível (UV-Vis), plasma acoplado indutivo / espectroscopia de emissão otica (ICP-OES), fotômetro de chama, cromatógrafo líquido de alta eficiência (CLAE) e cromatógrafo a gás (CG), em ambiente que propicia total segurança para atender a demanda de empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa, assim como solicitações internas dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Católica de Brasília.

Laboratórios de Ensino das Áreas Clássicas da Química – M301 a M304

Os laboratórios de graduação do Curso de Química, denominados Química Orgânica (M301), Química Inorgânica (M302), Físico-Química (M303) e Química Analítica (M304), ocupam uma área aproximada de 250,00 m2, constituindo um conjunto de laboratórios que possuem infra-estrutura moderna, incluindo chuveiros, lava-olhos, coletores de rejeitos químicos, capelas e equipamentos de última geração. Esta estrutura é acrescida de um almoxarifado de vidrarias (M335), com aproximadamente 20,00 m2, possibilitando um melhor aproveitamento do espaço nos Laboratórios e proporcionando maior segurança para o corpo discente.

Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital