Sistema de Bibliotecas

 

A Universidade Católica de Brasília teve sua origem no ano de 1974 quando a União Brasiliense de Educação e Cultura, fundada em 1972, decidiu criar a Faculdade Católica de Ciências Humanas (FCCH) e os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Pedagogia. Em 1980, em razão das mudanças conjunturais e da crescente demanda pelos cursos iniciais e significativa expansão institucional, alteraram-se os Estatutos, iniciativa que permitiu a instalação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília (FICB). No ano de 1994, em 31 de dezembro, as FICB foram reconhecidas como Universidade Católica de Brasília. Sua instalação deu-se no dia 23 de janeiro de 1995.

Dentro deste contexto, a história do Sistema de Bibliotecas (SIBI) teve início em 1975, quando foi criado o Banco do Livro, que proporcionou aos estudantes da Universidade Católica de Brasília o acesso a todas as obras que eram indicadas pelos professores, de acordo com as disciplinas dos cursos.

Em 1993 foi inaugurada a Biblioteca Central, subordinada a Reitoria da Universidade, com a finalidade de prestar serviços de biblioteca e informação, necessários ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, oferecendo ao público recursos para a obtenção de informações em todas as áreas do conhecimento, em diferentes formatos, tornando-os acessíveis a todos.

Desde que foi instituído, o Sistema de Bibliotecas vem disponibilizando mecanismos de apoio ao processo pedagógico, buscando implantar ferramentas utilizadas nas melhores bibliotecas universitárias do Brasil e Exterior, visando fornecer aos seus usuários subsídios para embasamento de suas pesquisas e produção acadêmico-científica. O SIBI também é responsável por reunir, organizar e preservar o conhecimento produzido pela comunidade universitária, e também incentiva a disseminação e o acesso aberto a produção da UCB.

Fazem parte do Sistema de Bibliotecas: a Biblioteca Central, a Biblioteca da Pós-Graduação e a Unidade Avançada Asa Sul. O SIBI participa de redes de cooperação com instituições que produzem e/ou oferecem acesso à informação especializada, para atender melhor a necessidade do seu público.


Mais informações:
www.biblioteca.ucb.br.
 

Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Quem faz? Moringa Digital