Universidade Católica de Brasília

Faça sua inscrição on-line

Sistemas de Informação

Mensalidade
Simular R$

O curso

1.1. Histórico

Na busca da excelência, a UCB delineou seu projeto de desenvolvimento oferecendo ensino de qualidade, articulado com o desenvolvimento da pesquisa pura e aplicada, e colocando-se a serviço da comunidade através da extensão universitária. Ciente de seu principal papel, que é gerar conhecimento, e sabendo que, na complexidade e amplitude do saber. Entre as áreas escolhidas está a da Tecnologia da Informação.

Esta escolha objetiva colocar, a serviço da sociedade, os avanços da ciência e da tecnologia, uma vez que essa é uma área que se encontra em franco desenvolvimento torna-se cada vez mais um instrumental do saber e do fazer. Assim, a Universidade coloca-se à disposição da sociedade como agente preparador de profissionais competentes, com uma consciência ética aprimorada e comprometida com o desenvolvimento regional e nacional.

Para satisfazer aos anseios da UCB foi criado, em 1980, o Curso de Tecnologia em Processamento de Dados, curso que visava a formação profissional na área de Tecnologia da Informação, e é pioneiro na instituição, dentro da área técnica. Depois de várias mudanças, em 1990, a UCB passou a oferecer o curso de Bacharel em Ciência da Computação (BCC). Em 2002 foi iniciado um processo de planejamento estratégico para os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação que culminaram num projeto pedagógico, mudança do currículo, estruturação de eixos transversais para cada uma das áreas do curso. Este processo mudou de vez a perspectiva dos cursos, deixando a ideia restrita somente de um currículo e estruturando uma formação com experiências no ensino, pesquisa e extensão no decorrer do curso. Além disso, colocou os cursos de BCC e BSI num destaque dentro do Distrito Federal. Nos anos seguintes, os cursos mantiveram as atividades de reflexão e ajustes no projeto pedagógico a fim de atender as demandas da sociedade e da realidade existente.

1.2. Conheça mais sobre os cursos

Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação da Universidade Católica de Brasília apresentam, desde a sua origem, um compromisso intrínseco com a formação de profissionais de tecnologia da informação para atuarem social e profissionalmente de forma ética.

Dessa forma, os cursos promovem a formação de profissionais, sob o contexto da colaboração, no qual é priorizado o trabalho em equipe e cooperativo, distante do trabalho individualizado e que não seja reduzido ao domínio dos conteúdos, mas que permita ao egresso resolver problemas organizacionais por meio da tecnologia da informação.

Considerando esses aspectos, cada um dos cursos possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades para que o futuro profissional de TI prossiga investigando fontes de conhecimento fora do seu círculo imediato, e busque o trabalho de parceria, inclusive com a própria Universidade durante o seu desenvolvimento profissional.

- Bacharelado em Ciência da Computação

- Bacharelado em Sistemas da Informação